21 OUT 2021
SAÚDE
Vinhedo reabre agendamento para repescagem de vacinação de 12 a 17 anos nesta sexta (22)
Adolescentes que ainda não receberam a primeira dose da vacina devem agendar, a partir das 16h, no link https://vinhedo.mitraonline.com.br/agenda-vacina
A Secretaria de Saúde de Vinhedo vai reabrir nesta sexta-feira (22), a partir das 16h, o agendamento para a repescagem dos adolescentes de 12 a 17 anos que ainda não receberam a primeira dose da vacina. O agendamento deve ser feito pelo link https://vinhedo.mitraonline.com.br/agenda-vacina.

Segundas e terceiras doses

Desde segunda-feira, até sábado, a Secretaria de Saúde está realizando um mutirão de vacinação para segundas doses atrasadas de Astrazeneca, Pfizer e Coronavac, e também para doses adicionais de idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde, desde que tenham tomado a segunda dose há pelo menos seis meses. A segunda dose de Astrazeneca deve ser tomada 84 dias após a primeira, a da Coronavac deve ser tomada 28 dias após a primeira dose e a da Pfizer deve ser tomada 21 após a primeira dose para quem tem mais de 18 anos e 56 dias para quem tem de 12 a 17 anos.
Basta comparecer ao polo de vacinação do Espaço da Terceira Idade, na Rua Antônio Matheus Sobrinho, 278, no bairro São Matheus, sem necessidade de agendamento, nesta quinta-feira e sexta-feira, das 7h30 às 18h30 e no sábado das 7h30 às 12h.

Regularização

Moradores que já deveriam ter recebido a segunda dose de Coronavac, Astrazeneca e Pfizer, mas ainda não se vacinaram, devem procurar o polo  de vacinação para regularizar a situação vacinal. Nesse período, a vacinação será por livre demanda para segundas doses atrasadas, basta comparecer com o cartão de vacinação para receber a dose.

Segundo a Secretaria de Saúde de Vinhedo, na semana passada 5.314 moradores que receberam a primeira dose da vacina e já deveriam ter retornado para receber a segunda dose, ainda não haviam se vacinado. Desse total, 1.300 vacinas são de Coronavac, 1.437 são de Astrazeneca e 2.577 são da Pfizer.

“É muito importante que os moradores estejam atualizados com o esquema de vacinação para evitar a contaminação. Por isso vamos receber essas pessoas que precisam se vacinar, entre os dias 18 e 22 deste mês, sem que seja necessário agendar, para regularizar a situação vacinal da nossa população. A vacina é o recurso mais eficiente de que dispomos para evitar casos graves da doença e mortes”, disse o secretário de Saúde, Milton Ribolli.

O que levar

Para receber a primeira dose, o morador deve levar o comprovante do agendamento, documento com foto, CPF e comprovante de endereço no nome da pessoa a ser vacinada ou Cartão Cidadão. Quem tem o Cartão Cidadão não precisa levar CPF nem comprovante de endereço. Na segunda dose ou dose adicional, tem que levar documento com foto, comprovante de endereço no nome da pessoa a ser vacinada ou Cartão Cidadão e o comprovante da primeira ou segunda dose.

Autor: Silvana Guaiume