25 OUT 2021
Prefeitura realiza 150 exames de Papanicolau durante mutirão do Outubro Rosa
Durante a ação, realizada no CASM, foram solicitados 60 exames de mamografia, que serão realizados ainda este ano
A Prefeitura de Vinhedo realizou 150 exames de Papanicolau e encaminhou a solicitação de 60 exames de mamografia durante o 1º Mutirão de Papanicolau para mulheres acima de 25 anos, que aconteceu sábado (23) no Centro de Atenção à Saúde da Mulher (CASM), das 7h às 17h, sem necessidade de agendamento. O mutirão faz parte da programação municipal do Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama e outros cânceres femininos.

“Foi uma ação de muito sucesso dentro do Outubro Rosa, uma mobilização em torno da saúde da mulher que está acontecendo durante todo o mês na nossa cidade. Estamos trabalhando com responsabilidade e compromisso para a saúde dos nossos moradores”, disse o prefeito Dario Pacheco.

Neste mês de outubro, a Secretaria de Saúde está zerando a fila de 300 exames de mamografia e já iniciou o agendamento de ao menos outros 100 exames que serão realizados ainda neste ano, nos meses de novembro e dezembro. “Com o mamógrafo municipal, na Santa Casa, que instalamos este ano, o atendimento das mulheres está sendo feito no próprio município”, comentou dr. Dario.

De acordo com o secretário de Saúde, Milton Ribolli, o mutirão de Papanicolau recebeu 50% mais mulheres do que o esperado. “A procura foi grande e atendemos todas as mulheres que compareceram ao CASM em busca do exame. Também realizamos uma avaliação para encaminhar a solicitação da mamografia para aquelas que precisam”, afirmou.

O Papanicolau é um exame preventivo para detectar alterações nas células do colo do útero da mulher, se há infecção pelo HPV, ou outra infecção que precisa ser tratada. A mamografia é um importante exame de prevenção ao câncer de mama.

Outros mutirões

A Secretaria de Saúde está realizando uma série de mutirões de exames e consultas na cidade para atender à demanda reprimida de pacientes provocadas por causa da pandemia. Já foram realizados mutirões de consultas de clínico geral, pediatra, ginecologista e exames de eletrocardiograma. Outros mutirões serão realizados, inclusive de procedimentos oftalmológicos.

Autor: Silvana Guaiume