04 NOV 2021
Festival de Teatro de Vinhedo começa neste sábado com apresentação gratuita
Doze produções amadoras se apresentarão durante o evento, com classificações indicativas que vão de livre a 14 anos
A 27ª edição do Festival de Teatro de Vinhedo (Festevi) terá início neste sábado (6), às 18h, de volta aos palcos do Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus, com público presencial. No ano passado, devido à pandemia, o festival ocorreu com apresentações virtuais. O Teatro Municipal, na Rua Monteiro de Barros, 101, no Centro, foi reaberto recentemente depois de reformas estruturais. Após a abertura no sábado, com entrada gratuita, o Festevi acontece de 9 a 17 de novembro.

Doze produções amadoras se apresentarão, com classificações indicativas que vão de 14 anos a livre para todos os públicos. O valor do ingresso tem preço único de R$ 5,00, que será totalmente revertido aos grupos teatrais. Os ingressos serão vendidos pelos grupos no teatro a partir de uma hora antes de cada apresentação.

“Estamos esperando os moradores para participar dessa grande celebração do teatro que é o Festevi. Mais uma marca da relevante trajetória cultural do nosso município na região e em todo o País. Fortalecer a cultura contribui para a qualidade de vida e também para a identidade social dos moradores”, disse o prefeito Dario Pacheco.

O espetáculo que abre o evento, “Sabina em: Palco das Ilusões”, é gratuito, uma produção de palhaçaria contemplada pelo ProAC, Programa de Ação Cultural do estado de São Paulo. Neste ano, não haverá apresentações estudantis devido à pandemia, que impossibilitou ensaios em escolas públicas e privadas.

O principal objetivo do Festevi é incentivar a formação de atores, diretores e técnicos de espetáculo, através do estímulo a grupos teatrais em escolas, instituições e associações diversas do município e região. “O festival fomenta as artes cênicas no município e nas cidades do entorno, incentivando o estudo do teatro, sua prática, história, dramaturgia e teoria, e divulgando a importância social, educativa e cultural do fazer teatral”, disse dr. Dario.

Abertura

“Sabina em: Palco das Ilusões”, que abre o Festevi, é uma apresentação de palhaçaria da atriz Mariana Schiezaro, tributo ao seu avô, o Mágico Kardak, que atuou em Vinhedo de 1960 a 1990. O espetáculo conta com intérpretes de libras e áudio-descrição. A classificação indicativa é livre e a entrada será gratuita, através do preenchimento ao formulário disponível em: https://bit.ly/abertura_festevi2021. As vagas serão limitadas à capacidade do teatro, pessoas com deficiências terão prioridade.

No espetáculo, a Palhaça Sabina carrega cinco velhas caixas que representam um período da vida do Mágico Kardak, começando em 1929 e terminando em 2004. Sabina tira das caixas os utensílios de mágica do avô, enquanto conta histórias e tenta fazer alguns truques. Entre histórias, objetos e um pouco de poeira, as caixas revelam surpresas que Sabina divide com o público.

Além da performance, no dia de abertura do Festevi vai acontecer, no saguão de entrada do teatro, uma exposição de imagens, reunidas em cooperação com a população, através da campanha #KARDAKFOINAMINHAFESTA-, e artefatos do acervo da família do mágico.

Premiação

As doze produções amadoras do Festevi concorrem à premiação, que vai distribuir valores em dinheiro. O espetáculo que for escolhido em primeiro lugar por um grupo de jurados vai receber R$ 2.000,00. O segundo lugar vai receber R$ 1.500,00 e o terceiro lugar, R$ 1.000,00. A premiação será realizada no dia 6 de dezembro.

Jurados

Maria Clara Teixeira, natural de Vinhedo, iniciou no teatro aos 13 anos. Formada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (MG), lecionou teatro em instituições de ensino da região de Campinas, Florianópolis (SC), e Ouro Preto. Dirigiu e escreveu peças de teatro e roteiros para cinema. Atualmente se dedica ao estudo da rabeca, na cultura popular brasileira, ao teatro de formas animadas e à contação de histórias.

Marisol Marcondes é atriz, dubladora, bailarina e cantora vinhedense. Na capital, participou de musicais da Broadway como “A Pequena Sereia”, “Cantando na Chuva” e a “A Família Adams”, e de musicais nacionais de Vitor Rocha e outros. Contracenou com Marisa Orth, Igor Rickli, Cláudia Raia, Thiago Abravanel. Iniciou-se nas artes aos 3 anos e foi aluna de professores como Edilson Caldeira, Camila Juste e Maria Lúcia Cerqueira. Participou do premiado Grupo Studio A, se apresentando nos maiores festivais de dança do país. Dublou a personagem Pipp Petals no filme “My Little Pony – Nova Geração” da Netflix e ensaia um projeto cênico sob direção de Cesar Baccan.

Reginaldo Donizete da Silva, o Regis, é bacharel em psicologia com habilitação profissional em teatro (2007). Regis possui cursos de sapateado, interpretação e montagem, maquiagem, figurino, história do teatro, expressão corporal, teatro nô, técnicas circenses, improvisação, cenografia, canto, comedia delloéste, estética teatral, dança, iluminação, coordenação vocal e interpretação. Atuou profissionalmente de 2009 a 2015 na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Vinhedo e participou do Festevi de 2015 a 2019, principalmente como diretor de peças teatrais.

Abertura gratuita: Sabina em: Palco das Ilusões
6 de novembro, às 18h
Exposição de imagens e artefatos do Mágico Kardak
6 de novembro, das 16h às 20h