Esse trabalho é uma primeira etapa para a recuperação completa do Memorial, pois serão realizadas outras manutenções, como pintura de algumas áreas internas da edificação e restauração de maquetes
Nesta sexta-feira, dia 4, a Prefeitura de Vinhedo recebeu do Lions Clube uma importante contribuição para a cidade: a revitalização do Memorial do Imigrante, no Portal. A entrega, que marcou mais um parceria de sucesso, dentro do modelo de gestão empregado pelo prefeito Jaime Cruz, ocorreu durante evento realizado no local, onde foram feitas as substituições de 135 lâmpadas normais para LED, revisão no sistema de calhas, pintura, higienização e lavagem de piso.
“Não pude comparecer ao evento de entrega da revitalização, uma vez que estava em um compromisso em São Paulo, buscando mais recursos para serem aplicados no município, mas não poderia deixar de agradecer aos Lions por esse trabalho tão importante que fez pela cidade. Muito nos alegra saber que há tantas pessoas e entidades sérias que querem e estão colaborando para o desenvolvimento de Vinhedo”, destacou o prefeito Jaime Cruz.
Estiveram presentes a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo de Vinhedo, Claudinéia Vendemiatti Serafim, que representou o prefeito Jaime Cruz; os secretário municipais de Governo, Edison Ruiz; de Negócios Jurídicos, Luiz Fernando Bonesso de Biasi; de Esportes e Lazer, Adriano de Souza; de Administração, Gustavo Mattos; de Habitação, Val Souza; o controlador geral, Elvis Tomé; e a presidente do Fundo Social, Iolanda Dias; bem como os vereadores Paulinho Palmeira e Marcos Ferraz.
Representando o Lions Clube, estiveram presentes, entre outros, o presidente da entidade no município, Ubiraci Rocha; o coordenador da revitalização, Aldo Freddi; e o governador do distrito LC-2, Rubens Mesadri. Prestigiaram o evento, ainda, o presidente do ACIVI, Flamarion Polga; o presidente da AEVI, Marcelo Santucci; e o governador do Rotary Distrito, Eduardo Arienzo.
Os trabalhos de revitalização duraram quatro meses e contaram com a participação de mais de 50 voluntários. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, cedeu um dos prédios do Memorial para a sede da entidade, que propôs melhorias para evitar a degradação do espaço, que foram feitas com apoio de empresários e comerciantes.
Conforme salientou a secretária de Cultura e Turismo, Claudinéia Vendemiatti Serafim, esta revitalização é uma primeira etapa para a recuperação completa do Memorial. Posteriormente serão realizadas outras manutenções, como pintura de algumas áreas internas da edificação, restauração de maquetes e confecção de outras para compor o acervo.
“Esse é um grande exemplo de uma parceria que deu certo. Isso é sair do discurso e ir para a prática, é uma lição que fica para toda a sociedade. A revitalização do Memorial é um presente para a população vinhedense”, completou a secretária Claudinéia Vendemiatti. Integrantes do Lions enalteceram o orgulho de poder contribuir com o município e também a disposição da Prefeitura em selar a parceria.
Em breve, o espaço contará com um receptivo turístico para atender aos visitantes do município. A Prefeitura também pretende promover eventos no local, tornando o Memorial um local de grande frequência de moradores e visitantes. “O Lions será fomentador e apoiador das ideias de ocupação do espaço pelo poder público, associações e população”, concluiu o diretor do Lions e coordenador da revitalização, Aldo Freddi .
Com uma área de total de 7 mil m², sendo que 900 m² de área construída, o Memorial do Imigrante foi inaugurado em 2007, possui cinco prédios, incluindo um teatro de arena com capacidade para 200 pessoas. A arquitetura é inspirada no estilo romano e faz alusão a Veneto, região localizada no noroeste da Itália.