18 NOV 2021
Vinhedo completa 15 dias sem registro de mortes por coronavírus
Cidade atingiu 72% de sua população com o esquema completo de vacinação contra a covid-19
Vinhedo completa nesta quinta-feira (18) 15 dias sem registro de mortes por covid-19 e atingiu 72% de sua população com o esquema completo de vacinação contra o coronavírus, moradores que já receberam duas doses ou dose única da vacina. Nesta quinta-feira (18), Vinhedo iniciou a vacinação com a dose de reforço, terceira dose, para os moradores adultos, com 18 anos ou mais, sem necessidade de agendamento.

Vinhedo já aplicou, até esta quinta (18), 127.215 doses das vacinas em uma população de 81.516 pessoas, conforme dados atualizados este ano pelo IBGE, o que equivale a uma vez e meia o número de habitantes da cidade. A cidade tem apenas duas pessoas internadas nesta quinta, uma com a doença confirmada e outra com suspeita de contaminação. A cidade soma 214 mortes e 8.602 casos positivos confirmados.

De acordo com os dados do vacinômetro desta quinta (18), 80% da população de Vinhedo já tomou ao menos uma dose da vacina e 94% dos moradores com 12 anos ou mais, o público alvo da vacinação, já recebeu a primeira dose ou dose única. A segunda dose foi aplicada em 85% da população com 12 anos ou mais e em 72% da população em geral, incluindo crianças.

“A vacinação tem contribuído muito para reduzirmos a contaminação na nossa cidade. Temos que manter medidas como o uso de máscaras e de álcool em gel. Mas não podemos deixar de nos vacinar para que possamos enfrentar a pandemia. A dose de reforço para a população adulta vai garantir que a contaminação se mantenha sob controle”, afirmou o prefeito Dario Pacheco. Até o dia 27 a vacinação ocorre diariamente em Vinhedo para todos os públicos contemplados pela vacina.

Contaminação

Neste mês de novembro, Vinhedo registrou apenas um caso de morte por coronavírus, no dia 3, e 32 novos casos de contaminação. Foi um dos menores índices de fatalidade e de pessoas contaminadas desde o início da pandemia. Em outubro foram registradas duas mortes e 140 casos de covid-19. No mês de setembro os registro foram de 5 mortes e 232 novos casos, queda expressiva em relação a agosto, quando Vinhedo teve 17 óbitos por coronavírus e 232 contaminações.

Em abril do ano passado a cidade tinha uma morte registrada e 26 casos confirmados da doença. Os números começaram a crescer a partir de junho, quando foram registrados 11 óbitos e 315 pacientes positivos para covid-19. Em agosto do ano passado ocorreram 13 mortes e 487 novos doentes. Os números caíram a partir de agosto e voltaram a aumentar em janeiro deste ano, com 9 mortes e 780 casos confirmados da doença.

Entre março e julho deste ano, o número de óbitos ficou sempre acima de 20 por mês e o de novas contaminações acima de 600 por mês, sendo que o pior registro é o de março, com 29 mortes e 720 moradores contaminados.

Vacinação contra covid-19 sem necessidade de agendamento
Dias 18, 19, 22, 23, 24, 25 e 26 de novembro, das 7h30 às 18h30
Dias 20 e 27, sábados, das 7h30 às 15h30
Dia 21, domingo, das 7h30 às 13h