18 NOV 2021
Vinhedo conta com 11 linhas de ônibus intermunicipais
Artesp, EMTU e Lira são responsáveis pelos horários e itinerários do transporte de passageiros entre as cidades
A Secretaria de Transportes e Defesa Social de Vinhedo tem recebido reclamações sobre atrasos de linhas de ônibus intermunicipais de Louveira, mas esclarece que essas linhas são administradas pela Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), responsável pelos horários e itinerários delas. Por Vinhedo circulam 11 linhas de ônibus intermunicipais que têm como destino Louveira, Campinas, Valinhos, Jundiaí e São Paulo.

De Vinhedo a Louveira e Jundiaí são duas linhas, a 206 e 6587, ambas administradas pela Artesp, com ônibus da empresa Rápido Luxo. Há ainda as sete linhas, 674, 685, 686, 687, 688, 724 e 727, de Vinhedo a Campinas e Valinhos, que são administradas pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), também com ônibus da empresa Rápido Luxo. As duas linhas até São Paulo são feitas pela empresa Lira.

A Prefeitura de Vinhedo administra apenas as linhas de transporte público dentro de Vinhedo, através da concessão à empresa Mobilidade Vinhedo (MoV). São sete linhas, as de números 401, 402, 403, 404, 405, 406 e 409. Os ônibus administrados pela Prefeitura têm inscrição Cidade de Vinhedo e o brasão do município.

O trajeto desses ônibus que circulam dentro do município pode ser acompanhado, em tempo real, pelo aplicativo Citta Mobi, disponível nos sistemas IOS e Android, para saber o horário previsto de chegada ao ponto de embarque. O aplicativo tem uma versão para deficientes visuais, CittaMobi Acessibilidade, que informa os horários do ônibus por comandos de voz, permite acompanhar o trajeto e marcar o ponto de descida.

Todos os ônibus municipais são equipados com wi-fi, ar-condicionado, acessibilidade e câmeras de monitoramento e segurança. Há rampas de acessibilidade para 100% da frota, além de espaço exclusivo para acomodação de cadeirantes, assentos preferenciais para idosos, pessoas com deficiência, gestantes, pessoas com bebês ou criança de colo e pessoas obesas.

Bilhete Único

No mês passado, o prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco, implantou na cidade o Bilhete Único, antiga reivindicação dos vinhedenses.  O sistema que unifica o acesso aos ônibus da MoV é mais uma ação do Plano de Governo sendo cumprida.

O benefício é válido para moradores de Vinhedo e que possuam o cartão MoV nas modalidades Comum, Vale-Transporte, Escolar e Social. Com a integração, o usuário poderá utilizar qualquer linha municipal dentro de 1h30, desde que no mesmo sentido.

Quem ainda não possui o cartão deve fazer a solicitação no Terminal Central Antonio Zechin ou no Terminal da Capela, Verônica Briski Von Zuben. É necessário levar documentos e comprovante de endereço para realizar o cadastramento.

Revisão das linhas

A Secretaria de Transportes e Defesa Social está finalizando a revisão de toda a malha do transporte público de Vinhedo para otimizar a mobilidade urbana na cidade. O estudo deve ser concluído até o final do ano. A população pôde contribuir com o projeto, participando da pesquisa que ficou disponível no site da Prefeitura até o fim do mês passado. Essa revisão vai resultar em itinerários mais curtos e mais horários de ônibus na cidade.

Links:

Linhas intermunicipais da Viação Lira