29 NOV 2021
SAÚDE
Secretaria de Saúde de Vinhedo realiza 62 procedimentos em mutirão de oftalmologia
Vinhedo atendeu 58 pacientes para a realização de 62 procedimentos no mutirão de exames oftalmológicos realizado no sábado (27). Dez moradores que haviam confirmado deixaram de comparecer ao mutirão, o que representa 17% dos atendimentos. A Prefeitura contratou serviços de atendimento oftalmológico, através de licitação, e pretende zerar a fila de espera por exames e cirurgias de cataratas até fevereiro do próximo ano. Ao menos 150 cirurgias de catarata e 500 exames serão realizados.

Os mutirões de oftalmologia continuam nas próximas semanas. “Nossos mutirões de exames, consultas e cirurgia são uma iniciativa para que possamos colocar em dia os atendimentos que ficaram represados por causa da pandemia. Ação importante para a saúde dos nossos moradores”, disse o prefeito Dario Pacheco.

O secretário de Saúde, Milton Ribolli, explicou que a Secretaria está entrando em contato com os pacientes que esperam pelos procedimentos para informar sobre o agendamento dos exames e das cirurgias. “É muito importante que os pacientes compareçam no dia marcado para que possamos zerar a fila. Caso não possa ir, é só avisar, que colocaremos outro paciente no dia e agendaremos quem não pode ir para outra data”, disse.

Todos os exames e cirurgias são previamente agendados pela Secretaria de Saúde, que está avisando diretamente os pacientes. Entre os exames oftalmológicos estão retinografia, paquimetria, tomografia de coerência óptica. Já há atendimentos marcados nos dias 30 de novembro, 3, 4, 8 e 10 de dezembro.

No dia 4, sábado, vai acontecer um mutirão de exames pré-operatórios para cirurgia de cataratas, também de pacientes que estão aguardando atendimento. No dia 10 estão agendadas 40 cirurgias. O contrato com a empresa prestadora de serviços de atendimentos oftalmológicos vai permitir zerar a fila de espera na oftalmologia e atender novas demandas que surgirem na rede, dentro da abrangência prevista no documento, que vale até outubro do próximo ano.

Autor: Silvana Guaiume