30 NOV 2021
Vinhedo lança campanha Fique Sabendo no Dia Mundial de Combate ao HIV
Testagem rápida de HIV e sífilis será realizada na Rede Municipal de Saúde até o dia 7
No Dia Mundial de Combate ao HIV, em 1º de dezembro, a Prefeitura de Vinhedo lança a campanha Fique Sabendo, com testagem rápida de HIV e sífilis na Rede Municipal de Saúde, confira abaixo o calendário. A Campanha Fique Sabendo busca levar os testes a mais pessoas, com garantia de sigilo, confiança, qualidade no processo diagnóstico, vinculação à referência e acesso oportuno ao tratamento.

Em Vinhedo, a campanha acontece desta quarta feira (1) a 7 de dezembro, em sete unidades de saúde, para todos os interessados em realizar a testagem. Não é preciso agendar. Segundo a Secretaria de Saúde, é importante ressaltar que os testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C são ofertados em todas as unidades básicas durante todo o ano.

“Quem quiser participar da campanha terá seu exame realizado e vai ficar sabendo o resultado na hora, com todo o sigilo e qualidade. O diagnóstico precoce é fundamental para que os tratamentos adequados sejam realizados com sucesso”, disse o prefeito Dario Pacheco.

Sobre HIV e sífilis

Ambas as doenças podem ser transmitidas ou adquiridas através da relação sexual desprotegida, por meio do contato com mucosas ou área ferida do corpo, além do compartilhamento de seringas e agulhas. Também pode ocorrer transmissão congênita, quando as crianças já nascem portadoras dos vírus.

Nem toda a pessoa que se infecta pelo HIV tem Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). Algumas pessoas podem não desenvolver sintomas mesmo após a infecção e, nesse caso, passam a viver com o vírus. A Aids é o estágio mais avançado da infecção pelo HIV e surge quando o organismo apresenta baixa imunidade, facilitando o aparecimento de outras infecções oportunistas.

O primeiro caso de Aids ocorreu no Estado de São Paulo em 1980 e, até junho de 2020, foram notificados 281.093 casos no Estado . Até junho de 2021, foram 121.919 infecções pelo HIV.

Há também três classificações da sífilis: a adquirida por meio de relação sexual, a congênita por transmissão da mãe para bebê e a gestacional adquirida no período de gestação. No Estado de São Paulo, dados preliminares apontam 14.621 casos de sífilis adquirida em 2021, 1.726 de sífilis congênita e 5.366 casos de sífilis em gestantes.

Agenda dos testes de HIV, sífilis e hepatite

UBS Casa Verde - dia 1 a 7 de dezembro – Das 9h às 15h - Rua Morubixaba, s/nº, Casa Verde
UBS Planalto - De 1 a 7 de dezembro - Das 9h às 11h - Rua Brasília, 273, Vila Planalto
UBS Três Irmãos – Dias 1, 3 e 7 de dezembro – Das 9h às 12h - Rua Agenor Gallo, s/nº, Jardim Três Irmãos