10 JAN 2022
LIMPEZA PÚBLICA
Vinhedo de Cara Limpa está sendo realizado na região do Bela Vista e Vida Nova
Programa ininterrupto, que passa por todos os bairros de Vinhedo, leva cinco meses para percorrer a cidade

O programa permanente de limpeza e manutenção Vinhedo de Cara Limpa continua sendo realizado normalmente, conforme o cronograma previsto, e esta semana está percorrendo o Loteamento Eduardo Degelo, Emobisa, Jardim Bela Vista I e II, Parque das Paineiras e Vida Nova III. Na semana que vem vai percorrer os bairros Jardim Eldorado, Vila Savian, Jardim São José, Vida Nova I, Vida Nova II, Parque Santa Rosa, Parque São José e Jardim Santo Antônio.

O programa percorreu toda a cidade de abril a setembro deste ano e retomou o cronograma no dia 13 de setembro. Já passou por 16 das 22 regiões da cidade, conforme o cronograma (veja abaixo).

O programa, que passa por todos os bairros de Vinhedo, leva cinco meses para percorrer a cidade com mais de 50 trabalhadores, entre servidores e funcionários da empresa de limpeza pública contratada pela administração municipal.

O Vinhedo de Cara Limpa percorre toda a cidade de maneira contínua para oferecer mais segurança e qualidade de vida aos moradores, contando com um planejamento dos bairros por áreas, para otimizar os serviços.

A Guarda Civil Municipal está reforçando a fiscalização após a execução dos trabalhos de limpeza e manutenção, inclusive penalizando infratores. A população pode e deve contribuir denunciando despejos clandestinos, pichações e outras condutas de descarte irregular de lixo e depredação do patrimônio público no telefone 153.

Serviços contínuos

No programa Vinhedo de Cara Limpa, a Secretaria de Serviços realiza trabalhos de tapa-buracos, manutenção da iluminação pública, cata-bagulho e acerto de solo, quando necessário. A Secretaria de Transportes faz a pintura de vias públicas após realização do tapa-buraco e troca de placas de sinalização, quando necessário. A Secretaria de Obras atua no caso de manutenções que exigem presença de engenheiro e realização de projetos.

Cabe à Secretaria de Esportes e Lazer realizar limpeza de quadras esportivas, academias ao ar livre, quadras de areias e outros espaços esportivos. A Sanebavi realiza consertos necessários que envolvem a estrutura de saneamento municipal e também recomposição do solo e tapa-buracos em suas obras e manutenções.

A Litucera faz roçada mecanizada com maquina portátil, com trator e capinação manual, raspagem de terra, limpeza de bueiros, de caixas de captação de águas pluviais e poços de visita. Também faz poda de árvores, coleta, transporte e destinação desses resíduos para local licenciado, coleta e transporte de entulho, de resíduos especiais, como colchões, restos de móveis, utensílios e similares. Há ainda troca de iluminação, quando necessário.

O Departamento de Zoonoses, da Secretaria de Saúde, percorre as casas, antes da chegada das equipes da limpeza e manutenção, para orientar a população sobre combate à dengue e outras doenças.

Vinhedo de Cara Limpa – Cronograma previsto*

*As datas podem sofrer alterações conforme necessidade

10 a 18 de janeiro – Loteamento Eduardo Degelo, Emobisa, Jardim Bela Vista I e II, Parque das Paineiras e Vida Nova III

19 a 21 de janeiro – Jardim Eldorado, Vila Savian, Jardim São José, Vida Nova I, Vida Nova II, Parque Santa Rosa, Parque São José e Jardim Santo Antônio