14 JAN 2022
Radares na Capela voltam a funcionar a partir desta sexta-feira (14)
Número de equipamentos continua o mesmo com exceção da Rua João Edueta, em que foram trocados por lombadas porque os acidentes continuaram
Os radares da Estrada da Capela voltam a funcionar a partir de sexta-feira (14), nos mesmos  pontos e limites de velocidade já existentes. Eles foram substituídos por equipamentos mais recentes, sendo que não foram implementados em novos pontos. Pelo contrário, atendendo a um pedido de moradores e após estudos, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade e Defesa Social, retirou os radares da Rua João Edueta e colocou lombadas no local.

“Retiramos os radares da Rua João Edueta porque nem eles foram capazes de reeducar o trânsito. Um dia antes da retirada dos equipamentos houve um capotamento no local com queda de poste, portanto, nossos estudos demonstraram que a substituição por três lombadas seria mais eficiente para evitar acidentes naquele trecho”, explicou o diretor de Mobilidade, Jefferson Torso.

Conforme a secretaria, o mesmo estudo foi feito na Estrada da Capela para substituição de radares por lombadas, porém, foi constatado que a mudança traria atraso nas linhas de ônibus.  Por isso, os radares foram mantidos nos mesmos locais e na mesma quantidade. “A lombada acaba por penalizar todos os motoristas, enquanto que os radares só penalizam aqueles com excesso de velocidade, ou seja, aqueles que estão infringindo o limite máximo permitido”, explicou Torso.

Dos 21 radares, 13 já passaram por aferição junto ao IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) e já voltam a funcionar nesta sexta-feira. Os demais passarão por aferição no próximo dia 17. A Secretaria reforça que independentemente dos equipamentos estarem funcionando ou não, a via tem limite máximo de velocidade de 50 km/h.

Autor: Ana Cândida Briski