27 JAN 2022
CULTURA
Prefeitura de Vinhedo presta contas de ações realizadas em Cultura e Turismo em 2021
Reabertura do Memorial do Imigrante, do Teatro Municipal, eventos tradicionais como o SAV e o Festevi, e o Natal Esperança foram realizados
A Prefeitura de Vinhedo divulga ações adotadas em 2021 pela administração municipal para prestar contas aos moradores sobre as iniciativas realizadas em Cultura e Turismo. O ano passado ficou marcado pela retomada gradual de eventos, desde que respeitados todos os protocolos de prevenção da pandemia. Reabertura do Memorial do Imigrante, do Teatro Municipal, eventos tradicionais como o SAV e o Festevi, além do Natal Esperança, foram realizados em 2021. Confira as principais ações.

Reabertura do Memorial do Imigrante
Patrimônio da cidade, o Memorial do Imigrante passou por um processo de manutenção para ser reaberto ao público. A administração municipal atua para que o local seja ocupado por eventos e pelos moradores, conforme permitir a pandemia, dentro das regras de prevenção à covid-19.

Criação da Central de Informações Turísticas
Espaço para acolher o turista e oferecer informações variadas sobre Vinhedo, seus pontos de visitação, atividade agrícola, rica gastronomia e eventos realizados com sucesso.

Reabertura do Teatro Municipal
O Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus reabriu as portas ao público depois de uma manutenção emergencial, com espetáculos de grande qualidade. O Teatro vai passar por ampla reforma no este ano.

1º Prêmio Contação de Histórias
Projeto inédito e inovador da administração municipal para dar voz aos moradores e a histórias da cidade, ficção ou casos reais. Importante iniciativa cultural durante a fase mais restrita da pandemia.

Salão de Artes Visuais
O Salão de Artes Visuais (SAV) de Vinhedo se consolida como espaço de divulgação da arte contemporânea, também para incentivar os artistas e estimular o interesse do público pelas produções culturais.

Exposição Reflorescer
Mostra de flores de cerâmica idealizadas pelos mais diversos artistas para valorizar os jardins do Memorial do Imigrante e criar um novo espaço de visitação no local.

Festival de Teatro de Vinhedo

O Festevi ganhou edição especial com espetáculos amadores de grande qualidade, que despertaram o interesse da população por essa importante forma de arte.

Natal Esperança

Mais de 40 eventos e atrações espalhados por diferentes regiões da cidade, com Papai Noel percorrendo os bairros. O evento teve decoração, iluminação e trouxe esperança depois das duras perdas sofridas durante a pandemia.

Implantação do Distrito Turístico
Vinhedo celebra a conquista da implantação do Distrito Turístico Serra Azul, que envolve ainda Louveira, Itupeva e Jundiaí, na expectativa de muitos investimentos para a cidade, mais empregos, renda e riqueza.

Outras ações:
Manutenção das calhas e rufos dos Centros Culturais
Criação do canal virtual da Secretaria
Higienização de cerca de 25 mil livros da Biblioteca Municipal
Montagem do espaço do novo acervo municipal
Exposição do Acervo Municipal
Exposição de Obras de Artistas de Vinhedo
Encaminhar Projeto de Lei para aprovação de Vinhedo como Município de Interesse Turístico
Retomada das aulas de Oficinas Culturais
Retirada dos vagões queimados da Estação de Trem de Vinhedo