07 FEV 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Vinhedo é destaque em programa de exportações da Peiex-Campinas/Facamp
Cidade tem vocação para se tornar referência de município exportador na Região Metropolitana de Campinas
Vinhedo tem vocação para se tornar referência de município exportador na Região Metropolitana de Campinas (RMC) e é a segunda cidade com maior número de empresas participantes do Núcleo Operacional de Campinas do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), que engloba 91 cidades do Estado de São Paulo. O núcleo opera nas Faculdades de Campinas (Facamp). Vinhedo tem 10 empresas que aderiram ao programa desde que foi implantado na região, em fevereiro do ano passado, atrás apenas de Campinas, com 30 empresas.

“Vinhedo é uma cidade de grande produtividade e empregabilidade. Temos grandes e pequenas empresas muito competitivas e a internacionalização é um caminho natural para esses empreendedores. Nosso índice de empregabilidade é de mais de 50% da população com empregos formais. Temos trabalhado intensamente para qualificar cada vez mais empresas e empregadores, gerar mão de obra qualificada, renda, empregos e riqueza”, disse o prefeito Dario Pacheco.

Segundo dados apresentados pelo gerente executivo do Peiex-Campinas/Facamp, Olavo Furtado, em 2019 Vinhedo foi a única cidade da RMC com mais de 20% de suas empresas dedicadas à exportação, registrou índice de 22,6%. Em Campinas, o índice foi de 8,1%. Furtado apontou ainda que Vinhedo foi a terceira cidade com maior índice per capita de exportação (valor total exportado dividido pelo número de empresas) da RMC em 2019. Vinhedo tinha índice per capita de US$ 957 mil, atrás de Paulínia e Cosmópolis. A média da RMC foi de US$ 470 mil.

Furtado explicou que Vinhedo tem dois aspectos que garantem à cidade vocação para exportação, o aspecto logístico e a vocação da cidade. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Tiago de Paula, acrescentou que a "gestão pública tem tido papel fundamental na ampliação da participação internacional do setor produtivo local". Brincou que Vinhedo está a 15 minutos da China porque 15 minutos é o tempo necessário para percorrer o trajeto entre a cidade e o Aeroporto Internacional de Viracopos, o segundo maior aeroporto de cargas do Brasil.

A qualidade de vida, a proximidade com Viracopos e o Porto de Santos, a excelente malha viária, com acesso a duas das mais importantes rodovias do Brasil, são especificidades de Vinhedo que fomentam sua vocação para cidade exportadora, conforme Furtado. Ele acrescentou que as empresas do município têm cultura exportadora. “Uma empresa internacionalizada tem conhecimento, qualificação, está mais preparada para participar das exigências do comércio exterior e, portanto, está mais apta para a concorrência do mercado em geral”, afirmou.

Furtado acrescentou que Vinhedo possui um ecossistema para internacionalizar cada vez mais suas empresas. “Esse ecossistema alia lazer, segurança e qualidade de vida com trabalho e negócios. Os símbolos e significados do mercado exterior se encaixam com o comportamento das empresas de Vinhedo”, disse. Ele citou ainda a heterogeneidade cultural e a visão multiforme de mundo como aspectos que tornam a cidade ainda mais competitiva para internacionalização.

“O ambiente de Vinhedo é vocacionado para exportar. O mercado externo é um caminho natural para as empresas da cidade. Dados qualitativos e estatísticos favoráveis determinam o elevado potencial internacional do município”, afirmou Furtado. Segundo ele, das 10 empresas de Vinhedo que aderiram ao Peiex-Campinas/Facamp, ao menos três já estão com seu Plano de Exportação pronto para ser executado.

O Peiex é um programa gratuito que capacita empresas, criando um Plano de Exportação que vai deixá-las preparadas e prontas para vender seus produtos no exterior, para que possam iniciar ou aprofundar o processo de exportação de forma planejada e segura. O objetivo do Núcleo Campinas é capacitar até 200 empresas das 91 cidades da região até o fim deste ano. Cerca de 130 já integram o projeto desde fevereiro de 2021. Interessadas de Vinhedo devem entrar em contato pelo telefone (19)  3826-1557 ou pelo e-mail peiex@facamp.com.br.