23 ABR 2018
Obras da nova Unidade Básica de Saúde da Vila Garcez, na região da Capela, seguem em ritmo acelerado

Prefeitura iniciará o Programa Estratégia Saúde da Família, mais conhecido como Médico da Família, com atendimento inicial previsto em 4 mil pessoas, a partir dessa UBS

As obras da nova Unidade Básica de Saúde na Vila Garcez, no Bairro da Capela, seguem em ritmo acelerado. Os trabalhos começam a entrar na fase de acabamento. A UBS funcionará ao lado do Complexo Educacional Norberto Elias, na Rua Agenor de Matos. A expectativa de término é para o final do ano.

“Essa obra tem um significado muito importante para Vinhedo, pois começaremos por essa UBS o Programa Estratégia Saúde da Família, conhecido popularmente como Médico da Família, com atendimento inicial de 4 mil pessoas, com 4 equipes da Prefeitura”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

Posteriormente, o Programa Estratégia Saúde da Família, focado na Saúde Preventiva, será expandido para todas as Unidades Básicas de Saúde de Vinhedo. O prefeito Jaime Cruz, inclusive, está propondo à Câmara Municipal homenagear o médico vinhedense dr. José Osmar Meirelles dos Santos com o nome desta Unidade e, mais do que isto, com o espaço em que se dará o início do Programa Estratégia Saúde da Família em Vinhedo, isso por seu histórico como médico da família vinhedense.

A obra

O pedido de construção de uma nova unidade na Capela foi intensificado pelo prefeito Jaime Cruz, quando assumiu a Prefeitura de Vinhedo, em 2014. A obra é financiada com recursos do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento; licitada e executada pelo Governo do Estado e, depois de concluída, será entregue ao município de Vinhedo.

A nova Unidade de Saúde está inserida no programa do governo – UBS 2. Terá 819 m²de área construída e será composta por duas salas de espera, recepção, fraldário, sanitários masculino, feminino e adaptados, nove consultórios para atendimento de pacientes, sendo um odontológico, sala de curativo, sala de vacina, sala de inalação, sala de coleta laboratorial, sala de atividade coletiva, sala de trabalho para agendes comunitários, sala de dispensação e estoque de medicamentos.

Contará ainda com sala de observação para três leitos com banheiro, sala de prontuário, sala administrativa, sala de trabalho para agentes comunitários, sala de expurgo, sala de lavagem e desinfecção química, sala de esterilização, sala para descarte de resíduos, área de esterilização, almoxarifado, copa, espaço coberto para atividade e playground.