23 FEV 2022
DEFESA CIVIL
Defesa Civil de Vinhedo realiza podas de árvores em área de risco na 21 de Abril
Ação evita deslizamentos nas chuvas e oferece mais segurança aos moradores; obra de drenagem e contenção será realizada no local
A Defesa Civil de Vinhedo realizou nesta quarta-feira (23) a poda de 15 árvores do talude da Rua 21 de Abril como parte das ações da Prefeitura para evitar deslizamentos provocados pelas chuvas e oferecer mais segurança aos moradores da região. A poda foi recomendada pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) com finalidade de evitar o excesso de peso na copa das árvores durante chuvas fortes, que podem provocar o desbarrancamento.

“O peso das copas com galhos e folhas, mais águas das chuvas, desestabilizam o talude e contribuem para deslizamentos. Retirando o peso e mantendo os troncos curtos e as raízes, que servem como uma tela natural pra ajudar segurar o barranco, vamos preservar melhor o local e dar mais segurança à comunidade. Dr. Dario (prefeito Dario Pacheco) está acompanhando pessoalmente os trabalhos e pede a melhor atenção possível para com a comunidade”, afirmou o diretor da Defesa Civil Maurício Barone.

Uma obra de drenagem e contenção será realizada no local, assim como já foram e estão sendo feitas em várias outras áreas de risco da cidade. Já estão concluídas as da Rua João Edueta e Casa Verde, estão sendo realizadas nas ruas Albert Sabin e Antonio Barbosa. As obras na 21 de Abril estão na fase de projeto e orçamento para serem licitadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

Segundo Barone, 45 famílias estão sendo monitoradas pela Defesa Civil e Secretaria de Assistência Social e Cidadania na Rua 21 de Abril. Ele explicou que a poda das árvores vem acontecendo desde o início do mês, conforme as condições meteorológicas. Ao menos 23 podas já foram realizadas e todas as árvores do talude serão podadas.

Autor: Silvana Guaiume