24 FEV 2022
SAÚDE
Controle de Zoonoses de Vinhedo orienta sobre como agir com morcegos dentro de casa
Principal recomendação é jamais manipular o mamífero com as mãos; dicas estão no site da Prefeitura, www.vinhedo.sp.gov.br
O Setor de Controle de Zoonoses de Vinhedo, da Vigilância em Saúde, está divulgando informações para os moradores sobre como lidar com visitantes indesejados e perigosos. As dicas simples e didáticas estão sendo divulgadas no site da Prefeitura, www.vinhedo.sp.gov.br. Um dos manuais explica o que deve ser feito caso um morcego queira dividir o mesmo ambiente com o morador. A principal recomendação é jamais manipular o mamífero com as mãos.

De hábito noturno, morcego evitam ambientes iluminados e geralmente procuram por espaços domésticos que estejam escuros. Abrir as janelas é a melhor opção para que o animal deixe o local. Outra boa dica é identificar o espaço por onde eles entram e vedar as possíveis aberturas para impedir o acesso. Recomenda-se manter os cômodos escuros iluminados durante o dia, quando os morcegos dormem. Incomodados com a claridade, eles vão embora. Pode-se ainda trocar telhas comuns por transparentes para melhorar a iluminação.

Caso o morador encontre um morcego caído no chão, vivo ou morto, deve colocar um balde ou uma caixa de papelão em cima e entrar em contato com o Controle de Zoonoses, responsável por retirar o animal encaminhá-lo para análise no Instituto Pasteur, referência para a investigação de casos de raiva, doença que pode acometer morcegos, cães, gatos, gambás e humanos, transmitida por meio da saliva de animal contaminado.

Mas é importante lembrar que os morcegos são espécies silvestres mamíferas e no Brasil estão protegidos pela lei de Proteção à Fauna. Portanto, sua perseguição, caça ou destruição é considerada crime. Apesar dos cuidados que a população deve ter, os morcegos têm importante função na natureza, são controladores de insetos, capazes de ingerir mais de 200 insetos em poucos minutos, e são também polinizadores, responsáveis em espalhar mais de 500 sementes em apenas uma noite.

Solicitações para a retirada de morcegos devem ser feitas à Secretaria Municipal de Saúde no Setor de Controle de Zoonoses através do telefone (19) 3826-7486, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

Confira o link: tinyurl.com/5n6edbaw
Autor: Silvana Guaiume