Disputa será composta por três modalidades, Detecção de Entorpecentes, Pista de Agilidade e Abordagem seguida de CQB K9
Iron, Ônix e Max, de 2 anos de idade, estão em clima intenso de treinamento e preparação para uma disputada competição que acontece no dia 20 deste mês. Os atletas integram o Canil da Guarda Civil Municipal (GCM) de Vinhedo e participam do 12º Campeonato de Cães de Polícia das Guardas Municipais do Brasil no Estádio Wilson Belon, em Itu, a partir das 8h. A disputa será composta por três modalidades, Detecção de Entorpecentes, Pista de Agilidade e Abordagem seguida de CQB K9.
A mais recente competição com participação dos cães do Canil da GCM de Vinhedo foi em 2019, em Campinas, no Torneio Ações Especiais K-9, promovido pelo Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), quando a cadela Gaia ganhou três troféus nas modalidades Agilidade, Guarda e Proteção e Obediência, superando outros 68 animais. Depois disso, as disputas foram interrompidas pela pandemia.
Segundo o coordenador do Canil da GCM de Vinhedo, Rubens Ferreira de Souza, Iron é especialista em abordagem, guarda e proteção, a especialidade de Max é agilidade e a de Ônix é o faro de entorpecentes. “Nossas expectativas são boas porque os cães estão com os treinamentos em dia. Estou fazendo atividades todos os dias para fazermos uma ótima competição. Não tem campeão sem treinos”, afirmou o coordenador, explicando que todos os guardas do Canil treinam os animais.
Além dos treinos, os cães da GCM também estão passando por um check up completo de saúde, realizado pela Diretoria do Bem-Estar Animal de Vinhedo, que inclui realização de exames variados e aplicação de vacinas, algumas importadas.