09 MAR 2022
SANEAMENTO
Sanebavi realiza limpeza e manutenção do poço do Aquário
  Todos os poços estão sendo revisados, limpos e testados para garantir qualidade da água
A Sanebavi está realizando esta semana a manutenção do P20, poço que abastece a fonte de água localizada na Rua Cachalote, no bairro do Aquário, dando sequência aos trabalhos de limpeza e desinfecção dos poços profundos municipais. Também será feita a medição da atual vazão produzida pela unidade.

O trabalho teve início nesta terça-feira (8) e tem previsão de ser finalizado na próxima terça-feira (15) devido à necessidade de troca de tubulações que apresentaram avarias.  Durante o período, o fornecimento de água na fonte ficará suspenso, sendo normalizado logo após o término dos serviços.

De acordo com o diretor de Estação de Tratamento de Água da Sanebavi, Gabriel Carvalho, a manutenção é importante para prolongar a vida útil dos poços e obter água de qualidade. “O acúmulo de minerais metálicos dentro dos poços pode interferir na qualidade da água e trazer problemas como ferrugem, incrustações, furos na tubulação e obstrução da bomba, por isso esse trabalho é fundamental para garantirmos a qualidade”, explicou.

Na limpeza dos poços é feita aplicação de um sabão biodegradável (HEXA-T) para retirada das partículas mais grossas. Em seguida, após descarte dessa água, são aplicados produtos químicos biodegradáveis para reforçar a limpeza e desincrustar as sujeiras mais finas. Por fim, é feita uma desinfecção do poço com hipoclorito de sódio. Todo o processo é feito por uma empresa especializada, seguindo as normas necessárias para a execução do procedimento.

A Sanebavi realiza a cada 18 meses a limpeza dos poços que abastecem o município, garantindo a distribuição do recurso cristalino e potável. Na semana passada, a manutenção aconteceu no poço que abastece a fonte da Nova Canudos.  Até esta quarta-feira, cinco dos treze  poços ativos  já foram vistoriados e limpos.

Autor: Sanebavi