16 MAR 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Sebrae oferece programa gratuito de inovação para pequenas empresas de Vinhedo e região
Brasil Mais tem como foco a redução de custos e aumento de faturamento das micro e pequenas empresas; inscrições estão abertas

O Sebrae está com inscrições abertas para o 5º ciclo do Programa Brasil Mais para Vinhedo e cidades da região de Campinas, que somam 264 vagas. Para participar é preciso ser ME (microempresa) ou EPP (Empresa de Pequeno Porte). As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo site https://brasilmais.economia.gov.br até o dia 1º de Abril. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 570 0800.

O Programa Brasil Mais é uma iniciativa do governo federal em parceria com o Sebrae, Senai e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), para aumentar a produtividade e competitividade das micro e pequenas empresas brasileiras. Na região de Campinas, podem se inscrever para as 264 vagas disponíveis micro e pequenas empresas de Vinhedo e outras 20 cidades.

Empreendedores que participam do programa recebem o acompanhamento de agente de local de inovação gratuitamente que faz diagnóstico inicial e traça um plano de inovação para o negócio. “As empresas participantes recebem acompanhamento personalizado e são incentivadas a implantar melhorias práticas que refletem na gestão do negócio, no relacionamento com parceiros e fornecedores e movimentam toda a cadeia de inovação dentro de sua área de atuação”, explica o gestor estadual do programa, Adriano Nakamura.

Benefícios para as micro e pequenas empresas
Estudo feito pelo Sebrae, a partir do acompanhamento de quase cinco mil empresas que introduziram inovação e melhorias no processo de gestão, mostrou que, em média, esses pequenos negócios tiveram um aumento de 52% de produtividade e um incremento de 18% no faturamento. As empresas monitoradas fizeram parte do ciclo anterior do Programa Brasil Mais.

No Estado de SP, mais de 17 mil empresas já participaram do Programa. A maioria delas do setor de serviços (44%), seguido pelo Comércio (43%). Entre as principais melhorias apontadas estão a produtividade da empresa, gestão de indicadores, aplicação de ferramentas para inovação, interação com o ecossistema de inovação e inovação em processos, produtos, serviços e métodos de marketing.

Autor: Silvana Guaiume