31 MAR 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Prefeitura de Vinhedo participa de inauguração da nova unidade da Saint-Gobain na cidade
Inauguração faz parte do projeto de otimização da empresa, que uniu as equipes e as linhas de produção de Jundiaí e Vinhedo
Uma nova unidade da empresa Saint-Gobain Abrasivos foi inaugurada esta semana em Vinhedo, com a participação do prefeito Dario Pacheco e a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Angélica Bastos. A inauguração faz parte do projeto de otimização do parque industrial da empresa, que uniu as equipes e as linhas de produção da fábrica de Jundiaí com a unidade de Vinhedo.

“Em 1953, a Carborundum instalou em Vinhedo sua fábrica, quatro anos depois da emancipação da cidade. A fábrica foi adquirida em 1996 pelo grupo Saint-Gobain, essa importante empresa, que está gerando empregos e receitas para nosso município. Vinhedo está aniversariando neste mês de abril, completando 73 anos, e a Saint-Gobain faz parte dessa história de sucesso. A nova unidade da Saint Gobain é um presente para a cidade”, afirmou o prefeito Dario Pacheco.

Dr. Dario aproveitou para lembrar que Vinhedo ocupa uma posição estratégica na região e no país com seu parque fabril diverso e competitivo. O município tem o 3º maior PIB per capita da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e o 55º do Brasil e é o 13º mais competitivo do País entre os que têm mais de 80 mil habitantes. O PIB, Produto Interno Bruto, é a soma de todos os bens e serviços produzidos pelas empresas da cidade.

O prefeito lembrou ainda que Vinhedo tem um dos maiores índices de empregabilidade do país, com 50,4% de sua população empregada no mercado formal, com carteira assinada, e que 23% de suas empresas, quase uma em cada quatro, são dedicadas à exportação, sendo que a cidade é a 3ª com maior índice per capita de exportação da RMC.

Para a construção do novo complexo da Saint Gobain, que possui área total com 16 mil metros quadrados, foram mais de 240 dias de trabalho, 50 mil horas trabalhadas, sem nenhum acidente. A inauguração solene aconteceu na terça-feira (29) com participação dos membros da diretoria da Saint-Gobain do Brasil e da América do Sul, além de Laurent Tellier, CEO Mundial do negócio de Abrasivos.

A unidade de Vinhedo passa a ser uma fábrica inteligente com máquinas integradas a sensores, com mais agilidade entre os processos, melhor fluxo de produção e mais competitiva com custos. O objetivo é aumentar a eficiência operacional, melhorar a qualidade dos produtos e proporcionar as melhores condições de trabalho, segurança, higiene e bem-estar aos colaboradores.

“A nova unidade é um verdadeiro complexo que retrata na prática um dos nossos grandes objetivos, que é de oferecer aos clientes o melhor desempenho, serviço, qualidade e inovação quando o assunto é abrasivo. A meta é oferecer o melhor custo, com operações seguras, confiáveis e sustentáveis”, comenta Stéphane Artaud, vice-presidente da Saint-Gobain Abrasivos na América do Sul. Segundo ele, a empresa gera mais de 220 empregos diretos, impactando diretamente a economia da cidade.

Autor: Silvana Guaiume