14 ABR 2022
CULTURA
Vinhedo é destaque do Circuito das Frutas na 4ª Rota Gastronômica lançada pelo Estado
Programa busca mostrar e promover os principais produtores e restaurantes de diversas regiões turísticas paulistas
A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo lançou oficialmente nesta semana a 4ª Rota Gastronômica, com sabores, saberes culinários e produtos que se destacaram na região turística do Circuito das Frutas. Vinhedo integra o roteiro com o restaurante Origem 75, que tem uma propostas diferenciada de gastronomia. Também foram lançadas pelo Estado as rotas das regiões turísticas Circuito das Águas e Flores Paulista, Bem Viver e Roteiro dos Bandeirantes.

“Turismo é uma importante vocação de Vinhedo e cada vez mais vamos investir para que nossa cidade seja polo de atração de visitantes, promovendo desenvolvimento sustentável, aliando qualidade de vida e geração de empregos e riquezas”, afirmou o prefeito Dario Pacheco.

O restaurante Origem 75 busca nos primórdios de Vinhedo as referências para sua culinária. Há milhares de anos a cidade era um território habitado por tribos indígenas dos grupos Tupy, Jê, Macro-Jê e Kaingang, até a chegada da colonização portuguesa. Mais tarde, virou rota bandeirante com produção de milho, mandioca, depois de café, até dar lugar às videiras, que permanecem até hoje e são grande influência dos imigrantes italianos.

No Circuito das Frutas, Vinhedo é conhecida pela produção de frutas, sucos de uva e de vinho. A cidade tem vinícolas, adegas e restaurantes, que contam um pouco dessa história. O Origem 75 trabalha com insumos locais, a maioria produzida por eles próprios. O restaurante conta com jardins e das peças de madeira, mobília e decoração totalmente integradas às plantas. A cozinha que fica exposta por grandes placas de vidro.

O Origem 75 tem como propósito reaproximar as pessoas da natureza, por meio dos alimentos. Para isso, utilizam produtos orgânicos, valorizam pequenos produtores, buscam pela sustentabilidade e consideram a parte nutricional dos alimentos. Os empresários se empenham também para que os vegetais sejam os protagonistas do cardápio, com o intuito de mostrar às pessoas que é possível se alimentar muito bem, consumindo legumes, verduras, Pancs e afins.

“Estamos bem representados nesse importante roteiro e trabalhando para estimular os empreendedores da nossa cidade a se voltarem para propostas e investimentos de turismo, que vão transformar Vinhedo em uma cidade cada vez melhor para todos”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Renato Romanetto.

Rota Gastronômica

Durante a apresentação da Rota Gastronômica, transmitida pelo canal do Youtube da Secretaria, Carole Crema, chef de cozinha referência em confeitaria e madrinha da Rota, deu uma aula preparando uma Panacota e um Coulis de Frutas, morango e caqui produzidos na região.

Para o documentário sobre esta rota foram selecionados 10 produtores e cinco estabelecimentos, de Porto Feliz, Campinas, Louveira, Lindóia, São Roque, Amparo, Americana, Santa Bárbara D’Oeste, Atibaia, Jaguariúna, Tietê, Vinhedo e Santana de Parnaíba. Eles contam suas histórias e processo de produção. Cachaças, queijos, suco de uva, sorvete artesanal de alcachofra, cerveja artesanal, linguiça, pamonha e goiabada são alguns dos produtos selecionados.

O Rotas Gastronômicas busca mostrar e promover os principais produtores e restaurantes de diversas regiões turísticas do estado. Até o final de 2022 serão sete rotas. Neste link estão os 30 empreendimentos selecionados a partir de critérios como representatividade local, autenticidade, qualidade do produto e facilidade do acesso do turista à produção rural.

Circuito das Frutas

Formado pelas cidades de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo, destaca-se como grande realizador do turismo rural, graças à estrutura regional e alta produção de frutas historicamente presentes na região. A gastronomia local cada vez mais se consolida como geradora de renda aos produtores e proprietários de estabelecimentos. Sem falar das exuberantes paisagens da região.

Autor: Silvana Guaiume