18 ABR 2022
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Vinhedo assina convênio com governo do Estado de São Paulo para viabilizar Trem Intercidades
Convênio tem a validade de cinco anos e investimentos estimados em mais de R$ 10 milhões
O prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco, assinou nesta segunda (18), em evento em Campinas, o convênio entre o governo de São Paulo e o município para viabilizar a primeira etapa do Trem Intercidades (TIC).  Também foram contemplados nesta primeira fase os municípios de Campinas, Franco da Rocha, Louveira, Francisco Morato e Várzea Paulista.

Segundo o governo do Estado, os convênios darão garantias, condições jurídicas, financeiras e técnicas para a implantação do eixo norte do projeto. O prazo é de cinco anos, com prorrogação se necessário.

“Estamos confiantes de que o projeto ganhará celeridade com este convênio. O projeto será um marco para Vinhedo e região com o transporte de mais de 60 mil passageiros ao dia, trazendo agilidade, economia e conforto aos vinhedenses”, destacou dr. Dario.

Com estimativa de investimentos de R$ 10,2 bilhões, o Trem Intercidades terá 100 quilômetros de extensão, com serviço expresso entre Campinas, Jundiaí e São Paulo e um sistema com paradas entre Campinas e Francisco Morato, atendendo às cidades de Louveira, Valinhos e Vinhedo.

O projeto compreende também a operação, manutenção e obras, com melhoria do desempenho e da qualidade do serviço da linha 7-Rubi da CPTM. O governo de São Paulo aguarda a formalização de convênio com o Ministério da Infraestrutura para uso da malha férrea e a renovação da atual concessão pelo Tribunal de Contas da União até maio, permitindo a publicação do edital de licitação do projeto.

O anúncio foi feito durante a quinta edição do programa Governo Na Área, que visa intensificar relações institucionais entre autoridades do governo do Estado, prefeituras e câmaras municipais, além de ampliar a transparência das ações governamentais à população. O evento contou com a participação do governador Rodrigo Garcia, do secretário de Transportes Metropolitanos, Paulo José Galli, e demais secretários estaduais.

Autor: Ana Cândida Briski