06 MAI 2022
BEM-ESTAR ANIMAL
Prefeitura de Vinhedo realiza agendamento para castração de animais de moradores de baixa renda
Animal precisa estar cadastrado no programa Cidadão Pet para participar do mutirão de castração, marcado para 28 e 29 de maio, na Capela
O Departamento de Bem-Estar Animal de Vinhedo, da Secretaria de Planejamento Ambiental, vai realizar a partir de segunda-feira, 9 de maio, o agendamento de moradores de baixa renda interessados em castrar seus animais de estimação. O animal precisa estar cadastrado no programa Cidadão Pet para participar do mutirão de castração, marcado para 28 e 29 de maio, no Parque Ecológico da Capela.

Nesta primeira etapa do programa de castração os tutores devem necessariamente atestar vulnerabilidade social, apresentando comprovantes de benefício do governo, como Auxílio Brasil.

Os agendamentos para a castração serão feitos durante as ações de microchipagem do pet. O tutor poderá, no mesmo dia, fazer seu cadastro no Cidadão Pet (desde que tenha Cartão Cidadão), microchipar seus cães e gatos e, exclusivamente no caso dos moradores de baixa renda que integram programas sociais, agendar a castração.

A microchipagem será realizada em diferentes bairros da cidade pelos veterinários diretores do Departamento e vai começar pelo bairro Capela, de 9 a 20 de maio, antes de seguir para a Vila João XXIII, de 23 de maio a 3 de junho. Outros bairros como Caixa D’água, Três irmãos e Casa Verde devem ser incluídos na programação no mês de junho. As datas e locais serão divulgadas nas próximas semanas.

Moradores de baixa renda que participam de programas sociais poderão agendar a castração durante todo o período da realização da microchipagem, até que as 200 vagas do primeiro mutirão estejam esgotadas. Outros mutirões vão acontecer na cidade em datas, locais e critérios a serem definidos.

Microchipagem

O diretor do Bem-Estar Animal de Vinhedo, Bruno da Silva, e a diretora de Programas e Projetos Públicos do Departamento, Ana Flávia da Costa, ambos veterinários, explicam que o procedimento de microchipagem não é invasivo, não causa dor ao pet e é realizado em poucos segundos.

A microchipagem tem a finalidade de proteger os pets, que estarão registrados em um cadastro municipal. Esse cadastro servirá como um censo da população de bichos domésticos da cidade e será utilizado como instrumento para o desenvolvimento e a execução de políticas públicas de bem-estar voltadas para a causa animal de Vinhedo.

O projeto de microchipagem vai percorrer vários pontos da cidade e os serviços ficarão disponíveis por uma ou duas semanas em cada local. É preciso levar a inscrição no Cidadão Pet, Cartão Cidadão e documento com foto do tutor.

Cidadão Pet

O cadastro no Cidadão Pet deve ser feito pelos tutores ou responsáveis pela família que possui os animais, através do Cartão Cidadão. As informações são confidenciais. O cadastramento vai permitir acesso a serviços como chipagem e castração. Os tutores que já possuem o Cartão Cidadão podem cadastrar seus pets nas Centrais SIM (apenas com agendamento prévio), na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no Departamento de Zoonoses da Secretaria de Saúde e nas ações de microchipagem. A presença do animal não é necessária.

Para fazer o cadastro no Cidadão Pet é preciso ter Cartão Cidadão, cujo cadastramento deve ser agendado exclusivamente no link https://bit.ly/3cuM7Ws. Informações sobre o Cartão Cidadão no link https://bit.ly/3qZfNn1. Informações sobre os projetos e programas do Bem-Estar Animal de Vinhedo podem ser solicitadas, apenas por mensagem de texto, ao Whatsapp 3836-3389 .

Agendamento de castração para moradores de baixa renda com comprovante de benefício social, microchipagem e cadastramento no Cidadão Pet (é preciso ter o Cartão Cidadão)
De segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 16h
De 9 a 20 de maio, na Capela
Endereço: Estrada da Capela n° 2.555, ao lado da Igreja