17 MAI 2022
Secretaria de Saúde de Vinhedo promove palestras de combate à dengue em escolas
A Secretaria de Saúde de Vinhedo está realizando palestras nas escolas para orientar os alunos sobre a importância das ações de combate à dengue. As palestras tiveram início no dia 9, acontecem nos períodos da manhã e tarde, e vão percorrer escolas municipais e particulares da cidade. Com linguagem lúdica e divertida, os agentes do Departamento de Zoonoses orientam, conforme a faixa etária dos estudantes, sobre a dengue e sobre como eliminar criadouros do mosquito transmissor da doença dentro das casas e nos quintais.

A proposta, segundo o gerente de Zoonoses de Vinhedo, Tulio, Delaqua, é tornar as crianças agentes multiplicadores no combate à dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti. Vinhedo registrou este mês o primeiro caso de chikungunya na cidade, de uma paciente contaminada na Bahia. Vinhedo tem nesta terça-feira (17), 111 casos confirmados de dengue e um de chikungunya

“Começamos as palestras com crianças de 3 a 5 anos. Levamos larvas vivas e uma maquete na qual mostramos o certo e o errado nos quintais de nas nossas casas. Os alunos podem ver e conhecer as larvas vivas do mosquito, onde o mosquito faz seu criadouro nos quintais e como as crianças podem eliminar esses criadouros”, disse Delaqua.

Os agentes de Zoonoses entregam aos alunos panfletos explicativos sobre cuidados e prevenção às doenças que o mosquito aedes aegypti pode transmitir. De acordo com Delaqua, a ação já foi levada a três escolas municipais de Vinhedo e continua sendo realizada continuamente, abordando o tema com linguagem diferente conforme a faixa etária dois estudantes.

Cata-bagulho

Além das palestras, a Prefeitura de Vinhedo está realizando uma série de ações de combate à dengue na cidade. Neste sábado (21), será realizada uma operação cata-bagulho na região da Vila João XXIII, que concentra o maior número de casos em Vinhedo. Os moradores da região devem colocar materiais e objetos que não usam nas calçadas para que sejam levados no sábado pelos caminhões do cata-bagulho.

A iniciativa busca contribuir para eliminar eventuais criadouros de mosquitos aedes aegypti, transmissores de arboviroses (dengue, zika, chikungunya) nas casas.

Na quinta-feira (19), um grupo de estudantes de medicina da faculdade São Leopoldo Mandic, de Campinas, estará na Unidade Básica de Saúde da Vila João XXIII para realizar um mutirão de visitas às casas, oferecendo orientações sobre combate à dengue, com distribuição de panfletos explicativos.

Em parceria com a São Leopoldo Mandic, a Prefeitura de Vinhedo já realizou dois grandes mutirões de combate à dengue, com visitas de casa em casa, nos bairros Nova Vinhedo e Vila João XXIII, nos dias 28 de abril e 5 de maio, envolvendo 120 estudantes de medicina. Delaqua explicou que quatro agentes de saúde estão mobilizados na Unidade Básica de Saúde da Vila João XXIII, trabalhando fixo no local, para desenvolver ações contra dengue no bairro.

A Prefeitura de Vinhedo também mantém três portas abertas para atendimento de urgência e emergência na cidade: Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Pronto Atendimento da Capela (PA) e Santa Casa, com a qual mantém contrato para atendimentos. Em março, devido às doenças do inverno, a Prefeitura ampliou para 24h o atendimento na pediatria do PA, que era das 7h às 19h, inclusive nos fins de semana, e ampliou este mês o atendimento de pediatria até 23h na UPA durante a semana, que ia até 19h. A Santa Casa atende pediatria 24h e os três locais atendem clínico geral adulto 24 horas.

Autor: Silvana Guaiume