23 MAI 2022
Prefeitura de Vinhedo adota novo sistema de telefonia digital
Economia prevista é de até 50% em relação aos custos da telefonia convencional
A Prefeitura de Vinhedo está adotando um novo sistema de telefonia digital, mais econômico e ágil para a administração municipal. Com isso, os números de telefone estão sendo centralizados no PABX da Prefeitura, 3826-7800. A partir desta segunda-feira (23), para falar com as secretarias e departamentos que funcionam na Prefeitura ou com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Obras) ou com o Procon é preciso ligar para 3826-7800.

“A mudança é parte do projeto de modernização e otimização dos serviços da Prefeitura de Vinhedo. A finalidade é oferecer atendimento de melhor qualidade aos moradores com menos custos para os cofres municipais em todos os segmentos. Estamos trabalhando com empenho para construir uma Vinhedo cada vez mais forte e sustentável”, afirmou o prefeito Dario Pacheco.

A previsão é de que o sistema digital esteja instalado em todos os setores da Prefeitura de Vinhedo, com aproximadamente 500 ramais, até o final deste ano. A economia prevista é de até 50% em relação aos custos da telefonia convencional.  O projeto, coordenado pelo Departamento de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura, vai utilizar a infraestrutura da infovia de fibra ótica municipal, o que vai zerar os custos de ligação entre os prédios municipais, reduzindo o custo apenas às ligações externas.

Nesta primeira fase estão contemplados as secretarias que funcionam na Prefeitura, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Obras) e o Procon. Na Prefeitura funcionam o Gabinete do Prefeito, as secretarias de Governo, de Administração, de Justiça e de Gestão Pública e Transparência, que incluem departamentos como Ouvidoria, Recursos Humanos, Licitação e Comunicação, entre outros. Na Secretaria de Desenvolvimento Urbano estão setores como Expediente, Aprovação de Projetos, Fiscalização, Topografia e Cadastro Imobiliário. Basta ligar para 3826-7800 que o cidadão será direcionado para o setor que procura.

Cada setor terá um ramal específico que o morador poderá digitar ao fazer seu telefonema para a Prefeitura. A lista de ramais será divulgada no site da Prefeitura e em todos os canais de comunicação da administração municipal para facilitar o acesso do cidadão aos departamentos. No lugar de digitar o número da secretaria ou departamento, o morador digita o número do PABX, 3826-7800 e, quando solicitado, o ramal do departamento em que deseja falar, ou aguarda a telefonista atender.

O Voip, sigla de Voice Over Internet Protocol, que em português significa Voz sobre Protocolo de Internet, também é conhecido por Voz sobre IP ou telefonia IP. O método transforma sinais de áudio analógicos, como em uma chamada convencional, em dados digitais, que podem ser transferidos através da internet. A tecnologia surgiu no início da década de 1990 e foi aprimorada com popularização da internet banda larga.

Autor: Silvana Guaiume