Capacitação promovida pela ARES PCJ sobre redes e ramais de água e esgoto acontece desta segunda (23) até sexta-feira (27)
A cidade de Vinhedo foi escolhida para sediar o curso “Instalação e Manutenção de Redes e Ramais de Água e Esgoto”, promovido pela Escola da Água e Saneamento, inciativa do Consórcio PCJ, Agências das Bacias PCJ e ARES-PCJ, em parceria com o Senai de Mogi Guaçu, para oito cidades da região. A capacitação acontece entre esta segunda-feira (23) até sexta-feira (27), das 8h às 17h, no Auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social (Centro de Convivência).
A abertura do evento, que reúne participantes das cidades de Vinhedo, Itatiba, Louveira, Valinhos, Itupeva, Jarinu, Monte Mor e Campinas, ocorreu na manhã desta segunda-feira (23) e contou com a presença do prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco, do secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Carlos Castro Lahóz e do superintendente da Sanebavi, Jaderson Spina.
“Estamos felizes de receber na nossa cidade representantes de sete municípios que se juntam a nós para aperfeiçoarmos cada vez mais o sistema de saneamento e abastecimento da nossa região. Trabalho conjunto que busca aprimorar os procedimentos técnicos do setor e oferecer atendimento de melhor qualidade aos moradores”, afirmou dr. Dario.
O curso está sendo ministrado pelo professor do Senai, Fabio Ikeda, com o objetivo desenvolver capacidades, habilidades e competências em atividades específicas para instalação e manutenção de redes e ramais de água e esgoto, conforme normas e procedimentos técnicos, atendendo a requisitos de saúde, segurança e meio ambiente. A capacitação é destinada aos trabalhadores de serviços de abastecimento público e privado.
O professor Ikeda destaca a importância de os municípios capacitarem os funcionários dos serviços de água para a melhoria da execução dos trabalhos e consequente impactos na qualidade da água e do atendimento prestado à população. “Além da necessidade de investimentos em infraestrutura, a capacitação profissional constante é uma estratégia central para melhoria constante da qualidade da água fornecida à população”, comentou.
Para o superintendente da Sanebavi, Jaderson Spina, a oportunidade é muito enriquecedora. “A vivência dos participantes durante esses cinco dias de curso será muito significativa para o aperfeiçoamento dos trabalhos executados pela autarquia, pois, além do conteúdo trazido pelo professor, que um expert no assunto, também poderão aprender muito com troca de experiências”, disse.
Na metodologia utilizada para o curso, os temas serão expostos com debates e rodas de diálogo, somados à visualização de exercícios práticos. Um material apostilado também está sendo fornecido para auxiliar no processo de capacitação e assimilação do conteúdo.
A Escola da Água e Saneamento é uma parceria entre Agência das Bacias PCJ, ARES-PCJ e Consórcio PCJ, com o objetivo de criar uma central de cursos na área de saneamento e recursos hídricos, tendo como objetivo capacitar operadores e técnicos dos serviços de abastecimento e, assim, gerar melhoria nos serviços prestados à população.