15 JUN 2022
OBRAS PÚBLICAS
Prefeitura investe R$ 20 milhões na reforma de escolas municipais e unidades de saúde no programa Transforma Vinhedo
Obras tiveram início esta semana no Centro de Educação Infantil Narizinho e na Escola Municipal Professora Darci Ana Dêgelo Briski
A Prefeitura de Vinhedo deu início nesta semana ao programa Transforma Vinhedo, com investimentos de R$ 20 milhões em obras de reforma e revitalização das escolas municipais e unidades de saúde nos próximos dois anos e meio. Os trabalhos serão realizados em todas as escolas e unidades de saúde do município, incluem reformas estruturais e ampliação de algumas unidades. As obras tiveram início no Centro de Educação Infantil Narizinho, no Nova Vinhedo, e na Escola Municipal Professora Darci Ana Dêgelo Briski, no Centro.

“Estamos investindo pesado nas nossas maiores prioridades, saúde e educação. Vamos requalificar toda a estrutura física municipal das nossas escolas e unidades de saúde, reformas que há muito tempo precisavam ser realizadas e que agora vamos fazer de uma vez, com planejamento e seriedade no uso dos recursos públicos. Alguns desses prédios estavam há duas décadas sem nenhuma reforma estrutural. Os investimentos são nossos, da Prefeitura. Trabalho comprometido com nossa população”, afirmou o prefeito Dario Pacheco.

Dr. Dario explicou que os projetos de reforma são demandas antigas dos educadores, dos profissionais de saúde e dos moradores. “São obras necessárias, urgentes, que vão contribuir muito para a qualidade do atendimento da população. Queremos deixar Vinhedo pronta para novos desafios”, afirmou.

O prazo de conclusão das obras depende das intervenções que serão realizadas em cada unidade. No Centro de Educação Infantil Narizinho, os trabalhos de troca e reforma do telhado começaram na segunda-feira (13) e a previsão é de que estejam concluídos em duas semanas. O Transforma Vinhedo será realizado ao longo de pelo menos dois anos e meio, contemplando diferentes unidades educacionais e de saúde até que todas estejam reformadas. São 36 escolas e 12 unidades de Saúde na cidade.

As obras vão acontecer conforme a prioridade. O secretário de Saúde, Milton Ribolli, explicou que os trabalhos na sua pasta vão começar pelo Centro Médico, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Planalto e Policlínica da Capela. “Vamos priorizar essas unidades que apresentam situações de maior desconforto aos usuários neste momento e temos um planejamento que vai contemplar todas as unidades conforme a necessidade de cada uma”, afirmou Ribolli.

Segundo o secretário de Saúde, o programa Transforma Vinhedo vai dar uma “nova cara” aos locais de atendimento da Saúde. “A iniciativa vai contribuir muito para o bem-estar das pessoas que precisam usar os prédios da saúde e também para os profissionais que trabalham nesses locais. Um projeto de grande relevância da gestão municipal”, afirmou.

A secretária de Educação, Rogéria Nicoletti, lembrou que as escolas municipais já haviam passado por intervenções emergenciais no início do ano passado e agora vão passar por reformas mais amplas, que envolvem a estrutura dos imóveis. “Os trabalhos serão realizados para oferecer mais conforto e segurança aos estudantes, às famílias e também aos educadores”, comentou.

Os secretários de Saúde e Educação explicaram que as reformas estão sendo planejadas para ter o mínimo de impacto possível no atendimento da Saúde e nas atividades escolares. “Vamos nos adaptar para que possamos manter o atendimento enquanto as obras são executadas, mas a população será previamente informada caso seja necessário alguma mudança”, explicou Ribolli. Rogéria comentou que os períodos de férias serão utilizados para intervenções que exijam eventuais deslocamentos dos alunos. “Vamos trabalhar para que o impacto das obras seja o menor possível na rotina da escola”, afirmou.

Os próximos prédios escolares a serem reformados são do CEI Turma da Mônica, no Jardim São Thomé, e CEI Emília, no bairro Casa Verde. As obras estão sendo realizadas por empresa contratada por licitação pública. Todas as ações de melhorias e reformas nas unidades serão acompanhadas pelas secretarias competentes, pela Secretaria de Governo e diretamente pelo prefeito dr. Dario.

Autor: Ana Cândida Briski/Silvana Guaiume