Com um investimento de R$ 22 milhões, a ampliação da estação está prevista para ser concluída no meio deste ano
A ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) 2, no bairro Santa Cândida, deu um grande passo nesta semana com o início da instalação do novo módulo de ultrafiltração. Esta tecnologia de ponta, que utiliza membranas semipermeáveis para remover partículas, bactérias e vírus, é um dos principais marcos da obra de ampliação, que vai triplicar a capacidade de tratamento da estação. Além disso, esse sistema moderno reduz o uso de produtos químicos, tornando o processo mais sustentável e eficiente.
A expansão permitirá que a ETA 2 passe de 50 para 150 litros por segundo de capacidade de tratamento, o equivalente a 540 mil litros por hora, atendendo à crescente demanda da região da Capela, uma das mais populosas de Vinhedo.
Com um investimento de R$ 22 milhões, a ampliação da ETA 2 está prevista para ser concluída no meio deste ano, modernizando e expandindo a infraestrutura de abastecimento de água. A obra vai tornar a ETA 2 uma referência em tecnologia de tratamento de água na região.
Melhorias no sistema
Além da ampliação da estação, estão em andamento obras complementares para aprimorar o abastecimento da Capela. Isso inclui a instalação de um novo reservatório de 1,3 milhão de litros no Jardim Florido, que está em fase de interligação à rede e em breve entrará em operação. Também está sendo construída uma nova adutora de recalque que, juntamente com a tubulação existente, ampliará a capacidade de transporte de água bruta da Lagoa Santa Cândida até a estação de tratamento. Com isso, o sistema adutor terá sua capacidade triplicada, melhorando ainda mais o abastecimento.