A Sanebavi inicia, nesta semana, a fase de testes do novo módulo de tratamento de água da Estação de Tratamento de Água – ETA 2, na Capela. A entrada em operação dos equipamentos marca uma nova etapa das obras de ampliação da estação e representa um avanço importante para a região, que historicamente enfrenta problemas de instabilidade no abastecimento. Isso ocorre porque a estação, atualmente, não tem capacidade suficiente para atender à necessidade diante do crescimento do número de habitantes. Com a expansão, a ETA 2 passará de 180 mil para 540 mil litros por hora de capacidade de tratamento, atendendo à crescente demanda da área da Capela, uma das mais populosas de Vinhedo.
O novo módulo utiliza tecnologia de ultrafiltração, considerada uma das mais modernas no tratamento de água. Projetado para tratar um volume três vezes maior, com mais rapidez e eficiência, o sistema dará mais fôlego ao abastecimento, especialmente nos períodos de maior consumo. Durante a fase de testes, a nova estrutura passa por ajustes e acompanhamento técnico, garantindo que os equipamentos funcionem corretamente antes de entrarem em operação definitiva.
Com as obras de ampliação e modernização, que contam com investimento de R$ 22 milhões, a ETA 2 avança para se tornar uma referência em tratamento de água, abrindo um novo momento para o abastecimento região da Capela, com mais regularidade e qualidade no fornecimento.