20 JUN 2022
Secretaria de Saúde de Vinhedo otimiza aplicação da vacina BCG
Imunizante é oferecido nas UBSs Planalto, às quartas-feiras, e na UBS Meirelles, às quintas-feiras, das 10h às 16h
A Secretaria de Saúde de Vinhedo está otimizando a utilização da vacina BCG, indicada para prevenção das formas graves da tuberculose (miliar e meníngea), aplicada em dose única em bebês recém-nascidos. A vacina é oferecida nas Unidade Básica de Saúde (UBS) Planalto, às quartas-feiras, e na UBS Meirelles, às quintas-feiras, das 10h às 16h. O governo estadual divulgou nota informando sobre redução na oferta de doses da vacina BCG pelos próximos meses em razão de dificuldades na aquisição do imunobiológico.

“Em decorrência do desabastecimento nacional da vacina BCG,  os dias e horários de vacinação na Rede Municipal de Vinhedo devem ser respeitados para que nenhum recém-nascido fique descoberto por falta do imunobiológico”, afirmou o secretário de Saúde, Milton Ribolli.

Ribolli explicou que o Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica para orientar sobre o manuseio e o uso adequado da vacina BCG do Fabricante Serum Institute of India. Depois de reconstituída, a vacina rende 20 doses que devem ser utilizadas por no máximo até seis horas, mantidas em condições adequadas de conservação.

Vacina BCG
Quarta-feira, das 10h às 16h