28 JUN 2022
SAÚDE
Prefeito de Vinhedo, dr. Dario participa de inauguração de novo hospital na região
Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço tem capacidade para 200 mil atendimentos e 4 mil cirurgias ao ano

O prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco, participou da inauguração, na manhã desta terça-feira (28), de uma nova unidade hospitalar na Unicamp, em Campinas, que vai atender moradores da região. O Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço (IOU) terá capacidade para 200 mil atendimentos e 4 mil cirurgias por ano, em um sistema híbrido, com 70% dos atendimentos voltados para o SUS (Sistema Único de Saúde) e 30% para o público privado.

“Estamos muito felizes com a abertura desse novo hospital na nossa região para atender os moradores, inclusive de Vinhedo. É uma instituição moderna, bem equipada, que vai contribuir muito para a Saúde na região de Campinas. Saúde é minha prioridade e vamos trabalhar para fazer sempre mais para a população”, afirmou dr. Dario. A inauguração contou ainda com a presença do governador Rodrigo Garcia.

Os atendimentos serão para pacientes encaminhados pela Cross (Central de Regulação de Vagas e Ofertas e Serviços de Saúde). O Governo do Estado vai repassar R$ 12 milhões para a Unicamp para custeio do instituto.

O  moderno instituto, sem fins lucrativos, começa a atender os moradores em julho e será o maior complexo em atendimento, cirurgia, ensino e pesquisa da área. Oferecerá tratamento multidisciplinar, procedimentos modernos e cirurgias de alta complexidade, com métodos pouco invasivos, para pacientes com câncer e doenças do trato respiratório, nariz, ouvido e garganta.

O IOU será o principal centro médico-hospitalar para uma população de 7 milhões de habitantes das 90 cidades próximas à Campinas. “Uma grande conquista para a saúde pública não só de Campinas, mas de São Paulo e do Brasil”, disse Rodrigo.

“O Brasil era carente em centros de treinamento em técnicas cirúrgicas e procedimentos clínicos especializados, o que obrigava os maiores talentos locais a buscarem aperfeiçoamento no exterior. Agora o IOU já se posiciona como um dos principais centros de treinamento e capacitação de excelência na área do continente”, afirmou Agrício Crespo, diretor do IOU e professor titular da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

Localizado na Cidade Universitária, o instituto tem 7 mil metros quadrados de área construída em um terreno de 11 mil metros quadrados. São 30 consultórios médicos e terapias complementares, 18 estações de treinamento em videocirurgias e microcirurgias, quatro salas de operação, 10 salas de procedimentos especializados, três consultórios odontológicos, três auditórios e 15 quartos para internações.

“Seremos a primeira instituição pública do Brasil a fazer cirurgias endoscópicas para câncer de laringe usando laser de CO2, que reduz o período de internação de 10 dias para 24 horas, além de facilitar enormemente o pós-operatório. Ele é considerado um padrão-ouro internacional e é apenas um exemplo dos métodos inovadores adotados no Instituto”, comentou Agrício Crespo.

Os investimentos de R$ 33 milhões para a construção do Instituto de Otorrino, Cabeça e Pescoço da Unicamp vieram de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) realizado pelo Ministério do Trabalho com as empresas Shell e Basf.

IOU em números

200 mil consultas médicas/ano