29 JUN 2022
Vinhedo terá novo sistema de estacionamento rotativo na região central
Vaga Fácil deve entrar em operação até o início de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h; projeto faz parte do programa de revitalização do Centro
A Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana vai implantar em Vinhedo um novo sistema de estacionamento rotativo para oferecer mais modernidade, transparência e democratizar a utilização das vagas na região central da cidade. Com a implementação, a Prefeitura atende a uma reivindicação antiga dos comerciantes da região central. O novo sistema integra o projeto de revitalização do Centro.

O Vaga Fácil deve entrar em operação até o início de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h, e vai custar R$ 1,25 por cada meia hora. O sistema abrangerá 12 ruas e avenidas do centro de Vinhedo (confira relação abaixo), com 706 vagas. Há 10 anos, desde que foi criado, o sistema de estacionamento rotativo não passava por nenhuma mudança e não tinha o valor reajustado.

O sistema de estacionamento rotativo foi aprovado pela Câmara Municipal no ano passado e definido pelo decreto 158/2022. Ele terá 30 parquímetros instalados nas 12 ruas em que irá operar. As máquinas funcionam com energia solar para economia de eletricidade. O estacionamento poderá ser pago com moedas, tag eletrônico, cartão de crédito, de débito ou pelo aplicativo que será disponibilizado para facilitar a utilização do sistema pelos usuários.

Os tags poderão ser adquiridos em alguns pontos de venda no comércio da região central, inclusive na sede da Associação Comercial e Industrial (Acivi) de Vinhedo, que solicitou a modernização do estacionamento rotativo para ampliar o acesso dos usuários. Em reunião na semana passada, comerciantes da Acivi aprovaram o novo sistema. A Central SIM terá um posto de atendimento fixo para os usuários.

O tempo mínimo de permanência será de 30 minutos, por R$ 1,25, e o tempo máximo na mesma vaga será de duas horas. Caso o morador precise permanecer mais tempo do que duas horas no centro da cidade, terá que mudar o veículo de vaga. “O objetivo é justamente democratizar o acesso dos moradores ao Centro e efetivar a rotatividade das vagas, garantindo que haja estacionamento disponível para quem precisar se deslocar à região central”, afirmou o secretário de Defesa Social e Mobilidade Urbana, José Ricardo Arantes.

Agentes de mobilidade vão orientar os motoristas sobre o novo sistema após a implantação. A fiscalização será feita pelos agentes e por um carro elétrico, o primeiro da frota da Prefeitura, que vai monitorar automaticamente as placas dos veículos para conferir o pagamento do Vaga Fácil.

Vagas especiais

Idosos e pessoas com deficiência estão isentas do estacionamento por até duas horas quando utilizarem vagas demarcadas e exibirem a credencial em local visível no veículo. Motociclistas também estarão isentos e devem estacionar exclusivamente em vagas definidas. Vagas de farmácias, para carga e descarga serão demarcadas e poderão ser utilizadas por até 15 minutos. A isenção vale ainda para veículos oficiais, viaturas policiais e ambulâncias.

30 minutos – R$ 1,25
60 minutos – R$ 2,50