05 JUL 2022
Vinhedo se destaca entre as melhores cidades de médio porte do Brasil
Município é o terceiro melhor colocado em indicadores econômicos – padrão de vida e o quarto nos indicadores digitais
Vinhedo se destaca como a 25ª melhor cidade de médio porte do Brasil no recém-lançado ranking Melhores Cidades do Brasil, que se propõe a mapear o nível de desenvolvimento socioeconômico das 5.565 cidades brasileiras. Segundo o estudo, entre os municípios de médio porte, Vinhedo é o terceiro melhor colocado em indicadores econômicos – padrão de vida e o quarto melhor colocado nos indicadores digitais, que se referem a mobilidade digital e acesso digital ao conhecimento.

“Estamos focados no desenvolvimento forte e sustentável da nossa cidade, com ações que traduzem nosso esforço e trabalho para melhorar todos os indicadores sociais, econômicos, digitais e fiscais. Estamos investindo como nunca em educação e saúde, nossas prioridades, assim como em saneamento, obras, assistência social, desenvolvimento econômico, planejamento ambiental, cultura e esportes”, afirmou o prefeito Dario Pacheco.

Dr. Dario comentou que, pela primeira vez em 20 anos, estão sendo reformadas as estruturas de todas as escolas e unidades de saúde municipais. Ele citou ainda que Vinhedo é uma das cidades que mais empregam no Brasil, com 51,4% de sua população empregada em vagas formais, com carteira assinada.

“São muitas as ações que estamos executando, da instalação do mamógrafo municipal, mutirões de consultas e exames à contratação de 200 profissionais de saúde; das obras para resolver áreas de risco à criação da nova lei de isenção fiscal para estimular a geração de empregos; da compra de um novo reservatório de água à aquisição de computadores para a educação. Vamos continuar trabalhando com compromisso e seriedade”, disse dr. Dario.

A base de dados utilizada na pesquisa Melhores Cidades do Brasil é formada pelo banco de informações de órgãos federais e instituições públicas, entre as quais estão o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Datasus.

O estudo considerou 281 indicadores divididos nas categorias fiscais (capacidade de arrecadação, execução de orçamento, aplicação na saúde e educação e capacidade de pagamento), econômicas (padrão de vida, mercado de trabalho e comércio exterior), sociais (atenção ao jovem, educação, responsabilidade social, habitação e qualidade de vida) e digitais (mobilidade digital e acesso digital ao conhecimento).

Os 5.565 municípios foram classificados em um ranking geral, que engloba todas as cidades brasileiras, categorizados e ranqueados de acordo com seu porte, conforme o tamanho de sua população, no período em que a pesquisa foi feita. As cidades de grande porte são as que têm acima de 200 mil moradores, as de médio porte somam entre 50 mil e 200 mil moradores e as de pequeno porte têm até 50 mil moradores.

A pesquisa traduz como os municípios se comportaram e quais se saíram melhor nesta última década em que o País cresceu apenas 0,4%, na média anual. O crescimento mundial foi de 3%.

2ª melhor cidade no Smart Cities 2021

No Ranking Connected Smart Cities divulgado em 2021, Vinhedo é a segunda cidade mais inteligente e conectada do Brasil entre os municípios que têm entre 50 mil e 100 habitantes. Nesse ranking, o município é a terceira melhor cidade em segurança no ranking geral, sexta em urbanismo e 39ª em economia.

A 7ª edição do estudo elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, mapeou 677 municípios com mais de 50 mil habitantes no país, com o objetivo de apresentar as cidades mais inteligentes e conectadas de acordo com 75 indicadores.

Autor: Silvana Guaiume