05 JUL 2022
SANEAMENTO
Consórcio PCJ emite alerta para agravamento da estiagem
Falta de chuvas pode provocar restrições de abastecimento nos próximos meses até o retorno do período chuvoso, previsto para outubro
O Consórcio PCJ emitiu nesta semana Nota de Alerta aos municípios e empresas membros sobre a redução das chuvas este ano nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ), com possíveis impactos à oferta de água, o que pode provocar restrições de abastecimento nos próximos meses até o retorno do período chuvoso, previsto para outubro. O Consórcio solicita a adoção de medidas para que a população contribua com a redução e uso racional de água neste período de instabilidade.

Segundo dados do Consórcio PCJ, no mês de junho as chuvas ficaram  59,8% abaixo da média histórica em toda a bacia hidrográfica. O índice pluviométrico médio do mês passado foi de 20,14 milímetros (mm), quando o esperado eram 50,14 mm. Esse comportamento foi verificado em todos os meses de 2022, com exceção apenas a janeiro, quando as chuvas ficaram acima da média.

A queda acentuada das precipitações repercute na vazão dos mananciais. O Sistema Cantareira, principal reserva de água das Bacias PCJ, apresenta, atualmente, 39,7% de volume útil reservado, saindo da faixa de atenção para a de alerta, e a previsões para os próximos meses é de queda contínua desse volume devido à pouca ocorrência de chuvas, temperaturas elevadas e baixa umidade do ar.

O presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Limeira (SP), Mário Botion, atenta para a importância de uma mobilização para o enfrentamento de possíveis restrições de consumo. “A estiagem avança de modo muito intenso. O Consórcio PCJ pede que as prefeituras montem comitês de gestão de crise com a participação de diversos segmentos da sociedade e já tracem planos de ação e contingenciamento, também, contamos com o apoio da população em usar apenas o necessário durante esse período", afirmou.

Medidas a serem adotadas pela população na estiagem:

- Redução do tempo de banho diário para no máximo 5 minutos. Estudos demonstram que 5 minutos de chuveiro ligado consomem 15 litros de água, enquanto 15 minutos somam 135 litros
- Junte o máximo de louça possível para lavar tudo de uma vez só. Na pia, abra a torneira apenas para o enxágue. Se usar máquina, espere juntar a capacidade máxima para ligá-la
- Escove os dentes de torneira fechada. Elas podem consumir até 12 litros em 5 minutos
- Não lave carro durante esse período. Caso necessário, limpe-o com pano úmido, com água num balde. O uso da mangueira para a lavagem tem potencial para consumir 560 litros de água em 30 minutos
- Reutilize a água da máquina de lavar roupa para higienização do quintal e outras atividades de limpeza doméstica. Não lave o quintal e calçada com água da torneira, tratada
- Fique atento aos vazamentos na sua casa, pois eles podem ocasionar uma média de perda de 45 litros de água por dia
- Instale redutores de vazão em torneiras antigas para evitar o consumo exagerado ou troque-as por modelos mais modernos, que já vêm com esses equipamentos instalados
- Ainda que as precipitações estejam abaixo do esperado, colete água de chuva para a rega do jardim e lavagem do chão. Não esquecer de colocar pastilhas de cloro na água reservada para evitar a proliferação do mosquito da dengue

Fonte: Consórcio PCJ
Autor: Silvana Guaiume