08 JUL 2022
Programa Transforma Vinhedo inicia revitalização da Policlínica da Capela
Na sequência, obras começam na UBS Bela Vista, UBS Planalto e UPA; todas as unidades da Saúde passarão por amplas reformas
O Programa Transforma Vinhedo iniciou esta semana os trabalhos de revitalização da Policlínica da Capela, a primeira unidade de saúde da cidade a receber as obras de reforma. O Transforma Vinhedo vai investir R$ 20 milhões para revitalizar e reformar todas as escolas e unidades de saúde do município. É um grande projeto de que vai renovar ao menos 48 prédios municipais, para garantir qualidade de atendimento e conforto a moradores e profissionais.

“Estamos resolvendo uma demanda antiga da população e dos servidores, que é cuidar das nossas escolas, dos locais de atendimento da Saúde. Essas obras estão planejadas desde o início da nossa administração, mas não conseguimos realizar no ano passado porque não havia recursos previstos no orçamento municipal de 2021, que foi aprovado antes de chegarmos à Prefeitura. Mas se trata de medida urgente e inadiável”, afirmou o prefeito Dario Pacheco.

Dr. Pacheco explicou que há pelos menos 10 anos não são realizadas grandes reformas nos prédios municipais e alguns estão há 20 anos sem reformas estruturais. “Vamos resolver desde goteiras até troca de torneiras, canos de água, antigas caixas d’água que precisam ser substituídas e ampliadas até nova pintura na parede. Queremos que o vinhedense seja cada vez melhor atendido na Saúde. Estamos trabalhando com compromisso e seriedade pela Saúde de Vinhedo, nossa prioridade”, disse.

Nas obras da Policlínica serão substituídas janelas, portas, serão readequadas redes elétrica e hidráulica, será trocado todo o telhado, com eliminação de infiltrações e goteiras, e realizada a pintura total do prédio. “Vamos eliminar todos os problemas das unidades de saúde, principalmente de infiltração. Vamos trocar identificação visual, sinalização. Vamos deixar os prédios como novos, o que vai melhorar muito a qualidade do atendimento, com mais conforto para pacientes e profissionais”, disse o secretário de Saúde Milton Ribolli.

Segundo Ribolli, o Transforma Vinhedo abrange ao menos 12 unidades de saúde municipais. Depois da Policlínica, as obras serão iniciadas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Bela Vista, na UBS Planalto e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O prazo de conclusão das reformas depende das intervenções que serão realizadas em cada unidade.

O secretário explicou que as obras vão acontecer conforme a prioridade. “Vamos priorizar as unidades que mais precisam de manutenção para atender melhor os usuários”, afirmou. As reformas estão sendo planejadas para ter o mínimo de impacto possível no atendimento da Saúde. “Vamos nos adaptar para manter o atendimento enquanto as obras são executadas e a população será previamente informada caso seja necessário alguma mudança”, explicou Ribolli.

R$ 20 milhões de investimentos

O Transforma Vinhedo prevê investimentos de R$ 20 milhões em obras de reforma e revitalização das escolas municipais e unidades de saúde, solicitações antigas dos usuários e profissionais. O Transforma Vinhedo abrange 36 escolas e 12 unidades de Saúde na cidade.