01 AGO 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Prefeito Dr. Dario e vereadores dão as boas-vindas aos 15 novos guardas municipais
Novos integrantes da corporação iniciaram o curso preparatório para assumir suas funções
Na manhã desta segunda-feira (1º), o prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco, esteve no Ceprovi para dar às boas-vindas aos novos guardas municipais de Vinhedo, que iniciaram o curso preparatório para assumir suas funções. Os novos integrantes passaram no Concurso Público realizado em 2020 da Prefeitura de Vinhedo e ainda não haviam sido chamados.

“Vinhedo é uma das cidades mais seguras do Estado de São Paulo e grande parte desse mérito se deve à nossa Guarda Municipal, sempre atuante e referência para os vinhedenses. A cidade cresceu, se desenvolveu e desde 2012, ou seja, há 10 anos, não contratávamos novos guardas. Agora vocês chegam para nos ajudar na tarefa de mantermos nossa cidade cada vez mais segura. Daremos toda a infraestrutura e materiais necessários para que possam exercer a função da melhor maneira possível”, destacou o prefeito dr. Dario Pacheco.

Dr. Dario esteve acompanhado pelo secretário de Defesa Social e Mobilidade Urbana, Ricardo Arantes, pelo comandante da Guarda Municipal, Claudemir Araújo, o presidente da Câmara, Nilton Braguetto , os vereadores Val Souza, Inês Diogo, Nayla Souza, Paulinho Palmeira, Mazinho, Luiz Vieira, Rubens Nunes, Rodrigo Luglio, Pastor Léo Fernandes e Paulinho Palmeira.

Com os 15 novos guardas municipais, 13 masculinos e dois femininos, Vinhedo totaliza 137 guardas municipais na corporação vinhedense, um dos maiores efetivos da região, levando em conta a população dos municípios.

O curso preparatório dos guardas municipais tem a duração de 1 ano, contando com o período de estágio. São oito meses em sala de aula, aprendendo legislação, direito, técnicas de abordagem e direção, tiro, defesa pessoal, ações comunitárias e código de posturas. Após esse período, passam quatro meses em estágio supervisionado nas ruas.

Segundo o presidente da Câmara, Nilton Braguetto, Vinhedo só tem a ganhar com a contratação de mais guardas. “A Guarda Municipal de Vinhedo já faz um excelente trabalho na cidade e tenho certeza que a partir de agora será melhor ainda com esse novo reforço”, disse.

Autor: Ana Cândida Briski