01 AGO 2022
EDUCAÇÃO
Vinhedo promove capacitação sobre alimentação na Educação Infantil da Rede Municipal
Merenda é referência na região e no país, cardápios trazem opções de vegetais, proteína animal, frutas frescas e sucos naturais
O Departamento de Alimentação Escolar (DAE) da Secretaria de Educação de Vinhedo promoveu capacitação para equipes gestora dos Centros de Educação Infantis (CEIs) sobre a alimentação oferecida nas Unidades Educacionais da Rede Municipal. A merenda de Vinhedo é referência na região e no país. Os cardápios são cuidadosamente elaborados por faixa etária e trazem opções de vegetais, proteína animal, frutas frescas e sucos naturais.

Na capacitação, a nutricionista Dulcelena Noemia Rezende Santos, a gerente de nutrição Regiane Aparecida da Silva Melo, da Prefeitura, e a nutricionista de empresa terceirizada Renata Rezende apresentaram diretrizes e orientações para elaboração dos cardápios de bebês e crianças da Educação Infantil.

Participaram da capacitação, na quinta-feira (28), as equipes gestoras das CEIs, que vão repassar às auxiliares de Educação Infantil e professores todas as orientações e procedimentos debatidos durante o encontro. Também participaram do encontro as supervisoras de Educação Gisela Caum dos Santos e Mariana Pedrassa. As práticas são baseadas na Lei 11.947 de junho de 2009 e na Resolução 6 de maio de 2020 do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

As equipes gestoras receberam orientações sobre os cardápios, foram instruídas a acompanhar a evolução da introdução alimentar,  particularidades de cada bebê, porcionamento das refeições oferecidas nos lanches e almoços. Também foram orientadas sobre os alunos que precisam de atenção específica devido a seu estado de saúde e por questões de restrição alimentar.

Segundo a Secretaria de Educação, a alimentação oferecida nas Unidades Educacionais é composta por alimentos variados, seguros e que respeitam hábitos saudáveis, conforme a faixa etária e estado de saúde de cada aluno.