04 AGO 2022
SAÚDE
Salas odontológicas de unidades municipais de saúde de Vinhedo passam por reformas
Consultórios de seis UBSs serão reformados para individualizar o atendimento e criar novas salas de esterilização
As salas odontológicas da Unidade Básicas de Saúde (UBS) da Vila João XXIII e da Policlínica da Capela vão passar por reformas e renovação a partir de segunda-feira (8) e a previsão é de que as obras estejam concluídas no início de setembro. As reformas serão executadas nos consultórios de odontologia de seis unidades de saúde municipais, duas a cada mês, até novembro, para individualizar as consultas. Durante os trabalhos, o atendimento odontológico será suspenso e retomado assim que as obras estiverem concluídas.

A individualização precisou ser adotada a partir de normas de distanciamento implementadas pelo Ministério da Saúde por conta da pandemia. As obras vão individualizar os consultórios odontológicos, que tinham cadeiras para dois ou três atendimentos simultâneos no mesmo espaço, e criar salas de esterilização separadas dos consultórios. Após as reformas, os pacientes serão atendidos um em cada consultório.

Em janeiro de 2020, antes da pandemia, a Rede Municipal de Saúde de Vinhedo atendeu 2.746 pacientes odontológicos. Com as restrições provocadas pelo coronavírus, os atendimentos foram reduzidos a cerca de 1 mil por mês. Depois das reformas, o município terá capacidade para 3.380 atendimentos odontológicos mensais.

A reforma das salas odontológicas da Vila João XXIII e da Policlínica acontecem em agosto. Em setembro serão reformados os consultórios da UBS Vila Planalto e da UBS Dr. Meirelles e, em outubro, os da UBS Casa Verde e da UBS Jardim Três Irmãos. Cada reforma deve demorar um mês para ser concluída.

Instalações e equipamentos odontológicos serão realocados para criar as salas individualizadas. Depois das reformas, a UBS Vila Planalto e a Policlínica da Capela terão três consultórios cada, a UBS Vila João XXIII e a UBS Dr. Meirelles terão dois consultórios cada, e a UBS Casa Verde e a UBS Três Irmãos terão um consultório cada, além da sala de esterilização separada em cada uma das seis unidades de saúde.

Autor: Sophia Castro