Em 20 anos, essa é pela primeira vez que os equipamentos recebem manutenção e melhorias estruturais
                                        
                                    
                                    
                                    
                                        
                                            A Sanebavi deu início às obras de reforma dos decantadores secundários da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Pinheirinho. Em 20 anos, essa é a primeira vez que os equipamentos passam por reparos estruturais para a melhoria da eficiência do processo de separação sólido-líquido. O superintendente da Sanebavi,  Jaderson Spina, esteve no local acompanhando os trabalhos na tarde desta terça-feira (16).
 
No projeto de restauração está prevista a recuperação de toda edificação civil, impermeabilização, substituição dos mancais, rolamentos e toda estrutura da ponte, envolvendo raspadores e pás. Também será recuperada a pista de rolamento da ponte que apresenta deterioração do concreto.
 
O desempenho adequado dos decantadores é fundamental no sistema de tratamento de efluentes. “A separação do lodo biológico, do efluente clarificado, é uma etapa muito importante. Hoje, por conta dos problemas estruturais e degradação, o rendimento dos equipamentos está afetado. Com a reforma, vai ser feita a correção do curso do eixo e a nova estrutura de pás e raspadores, o que vai permitir o retorno do funcionamento de forma 100% eficiente”, explica o diretor de (ETE) da Sanebavi , Foster Gomes.
 
A obra está prevista para ser concluída em 60 dias. “Estamos melhorando o conjunto e preparando o sistema para receber uma carga maior de efluentes atendendo à futura demanda da região leste, área do Condomínio Santa Fé, que em breve terá o esgoto tratado na ETE Pinheirinho”, afirma Spina.