22 AGO 2022
Vinhedo promove mutirão de papanicolaou no CASM no sábado (27)
Exame será feito por ordem de chegada e serão distribuídas 60 senhas às mulheres, com 25 anos ou mais
A Prefeitura de Vinhedo promove mutirão de papanicolaou no Centro de Atenção à Saúde da Mulher (CASM), no sábado (27), a partir das 8h. O exame será feito por ordem de chegada e serão distribuídas 60 senhas às mulheres de 25 anos a 64 anos interessadas em participar da ação, realizada em conjunto com a Faculdade São Leopoldo Mandic.

O exame é a principal estratégia para detectar lesões precursoras. O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano - HPV (chamados de tipos oncogênicos). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e na maioria das vezes não causa doença. Em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer.

Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo Papanicolaou e são curáveis na quase totalidade dos casos. O câncer no colo do útero é o terceiro mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Mutirão de papanicolaou
Sábado (27), a partir das 8h