20 SET 2022
Vinhedo lança campanha Ciclista: #SejaVisto na Semana Nacional do Trânsito
Parceria entre a Prefeitura de Vinhedo e a empresa vinhedense DM Refletivos distribuirá adesivos refletivos domingo na Represa 1
Com o intuito de promover maior consciência e segurança na Semana Nacional do Trânsito, a Prefeitura de Vinhedo em parceria com a empresa DM Refletivos, realiza no próximo domingo, 25, uma ação na Represa I voltada a ciclistas sobre a importância de usar equipamentos de segurança com a distribuição gratuita de adesivos refletivos para capacetes e bikes a partir das 9h.

A Semana Nacional do Trânsito ocorre de 18 a 25 de setembro e, neste ano, Vinhedo lança a campanha #SejaVisto, destinada a segurança de ciclistas. “Vinhedo recebe centenas de ciclistas aos finais de semana e muitos fazem uso da bike como lazer diariamente. É muito importante que todos estejam protegidos com equipamentos de segurança, principalmente no período noturno, quando a luminosidade fica prejudicada. Por isso, neste ano, escolhemos falar sobre os ciclistas e o trânsito. Agradeço a empresa vinhedense DM Refletivos pela parceria”, destacou o prefeito Dario Pacheco.

Na ação, a empresa de Vinhedo, DM Refletivos junto com a Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana vão explicar a importância de usar roupas adequadas para a prática do ciclismo, bem como os equipamentos de segurança que podem ajudar a salvar vidas.

Segurança

Ciclistas e corredores profissionais gostam de usar roupas chamativas, inclusive cores fluorescentes como verde, amarelo, laranja. Essa escolha é importante para a segurança dos esportistas. Em um treino durante a tarde ou no período noturno, a cor correta é fundamental para ser visto no trânsito.

Mesmo com o farol dos veículos, durante à noite é muito difícil identificar uma pessoa com uma roupa de cor escura. Já ciclistas que utilizam cores mais claras como branco ou amarelo podem ser vistas a partir de 50 metros no período noturno, sob a luz do farol dos veículos.

Quando as peças são especialmente confeccionadas combinando cores fluorescentes e faixas refletivas, essa distância de percepção pode chegar 300 metros de distância, tanto durante o dia para as cores fluorescentes, quanto durante a noite para as faixas refletivas.

Ou seja, quanto maior for a distância da percepção do motorista em relação a presença de ciclistas na pista, menor a chance de ocorrer acidentes pois o condutor terá mais tempo para frear ou desviar.

Portanto, combinar fluorescência e tecidos refletivos nas peças de roupas pode ser a melhor opção para um treino mais seguro 24 horas por dia.

Além da vestimenta, equipar a bicicleta e o capacete com itens refletivos ou utilizar equipamentos como lanterna e sinalizador noturno, também podem aumentar a visibilidade, principalmente noturna.

Lançamento Campanha #SejaVisto
25 de setembro a partir das 9h