23 SET 2022
Vinhedo unifica secretarias de Governo e Desenvolvimento Econômico
Estratégia aproxima ainda mais o setor empresarial da administração municipal para promover ampliação do parque produtivo da cidade
A Prefeitura de Vinhedo unificou as secretarias de Governo e Desenvolvimento Econômico em uma estratégia de aproximar ainda mais o setor empresarial da administração municipal para promover a ampliação do parque produtivo da cidade, com mais empregos, mais renda, mais receita e mais riqueza. A partir deste mês, o secretário de Governo, Jorge Torrezin, assume também a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

O prefeito Dario Pacheco agradeceu ao empenho e o trabalho de Angélica Bastos na secretaria. “Angélica fez um excelente trabalho e somos gratos por toda dedicação dela à frente da Secretaria”, afirmou. Dr. Dario disse que as mudanças são administrativas.

“Queremos trazer o setor produtivo para mais perto do governo no sentido de aumentar a produtividade e ampliar a geração de empregos. Temos um forte parque fabril, um setor de serviços diversificado, um comércio em crescimento e nossa agricultura tradicional. Temos ainda startups que estão construindo uma nova história na cidade. A proposta é criarmos alternativas para estimular ainda mais esse grande polo gerador de riquezas, com planejamento e sustentabilidade”, afirmou o prefeito Dario Pacheco.

Dr. Dario lembrou que Vinhedo se destaca como uma das cidades com maior índice de empregabilidade do Brasil, com 52% da sua população empregada com carteira assinada. A indústria é o maior empregador, com 45,3% dos trabalhadores, seguido de serviços, com 34,5%, e comércio, com 17,8%.  O prefeito explicou que o governo quer fortalecer todos os setores e promover a sinergia do atual parque produtivo com novos empreendimentos e com as propostas do Distrito Turístico Serra Azul, formado por Vinhedo, Louveira, Jundiaí e Itupeva.

“Temos grande projetos no sentido de ampliar o setor de turismo e também de facilitar o crescimento das empresas já instaladas na cidade e atrair novos empreendimentos, tradicionais ou inovadores, com transparência e sustentabilidade”, afirmou dr. Dario. Ele comentou que a administração vem promovendo muitas iniciativas junto ao setor produtivo e quer estreitar ainda mais esse relacionamento.

Entre as iniciativas estão o projeto de incentivos fiscais, a digitalização de serviços, parcerias para promover cursos e novos programas, como o Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), que capacita empresas e cria um Plano de Exportação para deixá-las preparadas e prontas para vender seus produtos no exterior.

O prefeito comentou que Vinhedo tem vocação para se tornar referência de município exportador na Região Metropolitana de Campinas (RMC) e é a terceira cidade com maior número de empresas participantes do Núcleo Operacional de Campinas do Peiex, atrás de Campinas e Jundiaí. Em 2019, Vinhedo foi a única cidade da RMC com mais de 20% de suas empresas dedicadas à exportação, registrou índice de 22,6%. Em Campinas, o índice foi de 8,1%.

Também em 2019, Vinhedo foi a terceira cidade com maior índice per capita de exportação (valor total exportado dividido pelo número de empresas) da RMC em 2019. Vinhedo tinha índice per capita de US$ 957 mil, atrás de Paulínia e Cosmópolis. A média da RMC foi de US$ 470 mil. “Queremos que Vinhedo se torne referência na produtividade na região e também na exportação de seus produtos”, disse dr. Dario. Ele lembrou ainda que startups vinhedenses estão se destacando com prêmios internacionais.

“Vamos realizar uma gestão diferenciada em Vinhedo, criar uma composição com os empresários e empreendedores para trazer desenvolvimento e novos negócios para a cidade. Vamos promover uma ação mais participativa do meio empresarial dentro do poder executivo, trabalhar junto com os investidores para pensar em um projeto político voltado para o desenvolvimento”, afirmou Torrezin.

O novo secretário comentou que o governo quer engajar o setor produtivo com ações administrativas que vão permitir que a cidade se destaque cada vez mais na economia regional e do Brasil. Segundo ele, todas as secretarias municipais estarão, de alguma forma, engajadas nesse processo.

“São várias frentes em que queremos atuar, indústria, inovação, turismo, comércio, serviço, agronegócios. Precisamos ter uma base forte e articulada de apoio de todos os setores municipais para que a cidade possa se desenvolver de maneira integral e integrada, com a sustentabilidade que o prefeito dr. Dario exige”, disse Torrezin.

Sobre o novo secretário

Jorge Torrezin tem vasta experiência em gestão e atua no setor público há quase dez anos. É Engenheiro de Controle e Automação,  pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e cursa pós-graduação em Gestão Pública pelo Master em Liderança e Gestão Pública, realizada pelo CLP – Liderança Pública, com módulo na Blavatnik School of Government.

Torrezin articulou a instalação de grandes empresas em Valinhos e Vinhedo, como Bionovis, Wenger, White Martins, Neo Rodas, Ascenty, SurTec, Chem-Trend, Weidmann, LogMed, Globo Brasil, Serello Ambiental, Centro de Distribuição da Eaton, Premium Distribuidora, Laboratório de Medicamento Veterinário Labyes, Biospringer, Parafix e Freudenberg.

Foi diretor e secretário de Desenvolvimento Econômico e Agricultura na Prefeitura de Valinhos, secretário municipal de Fazenda, Indústria, Comércio e Agricultura de Vinhedo e superintendente da Sanebavi. Ocupa a Secretaria de Governo e vai assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Autor: Silvana Guaiume