27 SET 2022
CULTURA
Prefeitura de Vinhedo abre edital para apresentações culturais em eventos da cidade
Artista ou grupo deve se cadastrar no link https://bit.ly/artenasruas2, da meia-noite do dia 3 de outubro às 17h do dia 18 de outubro
A Prefeitura de Vinhedo abriu novo edital para credenciar pessoas físicas e jurídicas interessados em participar de apresentações e eventos culturais de dança, literatura, música e teatro, em três modalidades. Para se inscrever, o artista ou o grupo deve fazer seu cadastro no link https://bit.ly/artenasruas2, da meia-noite do dia 3 de outubro às 17h do dia 18 de outubro. No endereço online os interessados podem conferir o edital na íntegra.

O cadastramento, realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo, pode ser feito por artistas que trabalham solo, em grupo ou coletivo, interessados em prestar serviços de apresentações culturais promovidas ou apoiadas pela Prefeitura, com foco em eventos itinerantes e ao ar livre. São três modalidades de cadastro.

A modalidade 1 é voltada para artes cênicas e atividades lúdicas e interativas, inclui todas as formas de espetáculos, intervenções ou outras ações de ocupação do espaço público. Engloba teatro, música, dança, circo, atividades literárias, contação de histórias, de causos, estátuas vivas e cosplays, entre outras, com no mínimo 40 minutos de duração.

A modalidade 2 é de apresentações da cultura tradicional e popular, como  folclore, samba de roda, blocos de carnaval, cantigas de roda e outras manifestações, com no mínimo 60 minutos de duração. A modalidade 3 é de apresentações musicais, como blues, jazz, instrumental, moda de viola, sertanejo, MPB, rock nacional e internacional, samba, pagode, reggae, DJ´s, com no mínimo 90 minutos de duração.

Os valores de cachê são baseados na modalidade, de acordo com o número de artistas, variando de R$ 700,00 por apresentação solo a até R$ 4.000,00 por apresentação com seis ou mais integrantes. A inscrição pelo interessado não garante sua contratação. Os cadastros serão analisados e, caso habilitado, o artista ou grupo terá seu portfólio avaliado e pontuado. Os classificados serão chamados conforme a demanda da Secretaria de Cultura e Turismo.

"Editais como esse permitem que o Executivo faça contratações de forma justa e transparente, baseadas em critérios técnicos de avaliação. Assim, não somente o artista é beneficiado, mas toda a população, que terá acesso a apresentações culturais de qualidade e a certeza de que o dinheiro público está sendo bem investido”, comentou o secretário de Cultura e Turismo, Renato Romanetto.

Autor: Silvana Guaiume