28 SET 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
No mês da Pessoa com Deficiência, Vinhedo anuncia melhorias em acessibilidade, Centro Dia da PCD e parceria com PAT
Demandas foram apresentadas pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMDPCD) ao prefeito Dr. Dario
A Prefeitura de Vinhedo anunciou na última semana, dentro da programação do Setembro Verde, mês da Pessoa com Deficiência, um pacote de ações nas áreas de saúde, educação, assistência social e empregabilidade que serão implementadas de forma imediata para fomentar a participação das pessoas com deficiência na sociedade.

As demandas foram apresentadas ao prefeito Dario Pacheco pelo presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMDPCD), Silvio Torezin, e membros Edson Leme e Heloísa Lucas no último dia 21, em reunião que contou com a participação das secretárias de Assistência Social e Cidadania, Cristina Mazon, e a de Educação, Rogéria Nicoletti.

“Vinhedo tem tudo para ser modelo na área de acessibilidade e outras políticas públicas que podem melhorar a vida da pessoa com deficiência. Estamos engajados nessa luta que é de todos nós”, afirmou dr. Dario, citando a implantação recente do LEV (Linhas Especiais de Vinhedo), transporte 100% gratuito destinado a pessoas com mobilidade severa reduzida, que deverá ser ampliado nos próximos meses.

Além do LEV, a Prefeitura irá dotar todas as unidades de saúde, escolas municipais e seus entornos com acessibilidade 100%, dentro do programa Transforma Vinhedo, que prevê a recuperação e revitalização de 48 espaços públicos da cidade. O Conselho Municipal irá acompanhar as reformas e checar as demandas de cada unidade.

Ainda na área de educação, a Prefeitura vai ampliar o número de cuidadores e mediadores na rede municipal, ampliando os cuidados com os alunos com deficiência, a partir de um novo modelo de contratação.

A cidade também vai ganhar uma novidade no mês de outubro, o Centro Dia da Pessoa com Deficiência, programa inédito em Vinhedo que vai ofertar 40 vagas para às famílias vinhedenses.

Outra melhoria abordada na reunião foi a necessidade de aprimorar uma política pública de inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), com a criação de um programa permanente de capacitação às empresas para fomentar a participação destas pessoas no mercado de trabalho.

Autor: Ana Cândida Briski