29 SET 2022
SAÚDE
Vinhedo inicia nesta sexta (30) vacinação contra covid-19 em crianças de 3 e 4 anos
Horário das salas de vacina da cidade será ampliado em uma hora, das 8h às 11h e das 12h às 15h30
Vinhedo vai iniciar nesta sexta-feira (30) a vacinação de covid-19 para todas as crianças de 3 e 4 anos de idade, conforme orientação do governo estadual de São Paulo. A imunização estava restrita apenas as crianças com comorbidades dessa faixa etária. A ampliação é resultado da doação de 2 milhões de doses de Coronavac pelo Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde. O horário das salas de vacina de Vinhedo será ampliado em uma hora e vão funcionar das 8h às 11h e das 12h às 15h30 a partir desta sexta (30).

A imunização para crianças de 3 e 4 anos com Coronavac foi autorizada pela Anvisa em meados de agosto, no entanto o Ministério da Saúde não havia disponibilizado doses suficientes para a vacinar toda essa população do estado e do país. A partir daí, o Instituto Butantan importou IFA e concluiu na última semana a produção de 3,5 milhões de doses, 1 milhão adquiridas pelo órgão federal, o que corresponde a 215 mil doses para o Estado de São Paulo. Para que o Estado pudesse vacinar a totalidade desse público, o Butantan doou à Secretaria de Estado da Saúde 2 milhões de doses.

“A Coronavac é considerada pela Anvisa segura para as crianças de 3 e 4 anos de idade. Nosso imunizante é o mais utilizado entre a população de 3 a 17 anos de idade, resultado da sua segurança e das poucas reações. Os dados indicam que é uma vacina muito efetiva e pode evitar que a doença evolua. Ainda temos altos números de internações de crianças e sequelas graves que podem ser evitadas. É fundamental que os pais e responsáveis levem seus filhos para se imunizar”, destaca o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas.

A vacina da covid-19 passa a ser aplicada em Vinhedo em moradores com 3 anos ou mais, inclusive segunda dose, respeitados os prazos de cada vacina; terceira dose para moradores com 12 anos, quarta dose para moradores com 18 anos ou mais e quinta dose para imunossuprimidos graves com 18 anos ou mais. A terceira, quarta e quinta doses devem ser aplicadas no mínimo quatro meses após a vacina anterior.

A segunda dose da vacina AstraZeneca deve ser aplicada 56 dias após a administração da primeira dose. A segunda dose da Coronavac deve ser aplicada 28 dias após a administração da primeira dose. A segunda dose da Pfizer deve ser aplicada 21 dias após a administração da primeira dose nos maiores de 18 anos de idade e 56 dias após a primeira dose para a faixa etária de 12 a 17 anos de idade. A terceira e quarta doses devem ser aplicadas quatro meses depois da anterior.

Vacinação contra covid-19
Segunda-feira a sexta-feira
Das 8h às 11h e das 12h às 15h30

Covid-19 para 12 anos ou mais, quinta dose para imunossuprimidos graves com 18 anos ou mais, quarta dose para moradores com 18 anos ou mais