Evento contou também com a presença de diversas autoridades de Vinhedo e região
Vinhedo recebeu no sábado (1), a visita do cônsul-geral da Itália, Domenico Fornara, e do corpo consular italiano que vieram conhecer o Memorial do Imigrante Tuto Gasparini e acompanhar as reformas da segunda etapa de revitalização.
As autoridades italianas foram recebidas pelo prefeito Dario Pacheco, presidente da Câmara, Nilton Braguetto, presidente da Associação Italiana Vinhedense, Julliano Gasparini, vereadores Tiago de Paula, Rubens Nunes e Luiz Vieira, além de grande público da região, como o ainda o presidente dos Comitês Italianos de São Paulo, Alberto Salvatore Mayer, e o Correspondente Consular da Itália na RMC, Álvaro Cotomacci.
Segundo Fornara, Vinhedo se destaca pela qualidade de vida e equipamentos públicos e é um bom exemplo de uma parceria de sucesso entre a Itália e o Brasil. “Certamente em 2023 iremos trazer várias atrações para este espaço, celebrando a amizade entre os dois países que é histórica”, anunciou o cônsul.
O prefeito Dario Pacheco e o presidente da Associação Italiana reforçaram o pedido para que Vinhedo receba um posto consular para emissão de passaportes italianos na região. “Seria mais um atrativo para a nossa cidade que tem uma ligação muito forte com a sociedade italiana”, reforçou dr. Dario.
Além de serem presenteados com itens artesanais produzidos em Vinhedo, as autoridades puderam desfrutar de apresentações de dança típicas e conhecer a estrutura dos prédios do Memorial.
O Memorial do Imigrante permaneceu fechado por vários anos, sendo reaberto a público no ano passado pelo prefeito Dr. Dario, após a reforma do telhado, manutenção de janelas, vidros e pintura interna.
Desde então, o espaço que havia sido deixado de lado pelas antigas administrações, tem sido palco de vários eventos e exposições. Em setembro, a etapa final das obras teve início com previsão de conclusão até o final deste mês com novo calçamento, novo projeto de jardinagem, pintura externa do prédio principal e melhorias no telhado, como manutenção de calhas e rufos.
Autor: Ana Cândida Briski