28 MAR 2018
Como foco na melhoria contínua do atendimento, Prefeitura promove reformulação na gestão da Atenção Básica de Saúde

Mudanças visam preparar as UBSs para a implantação do Programa Estratégia Saúde da Família, bem como aumentar a capacidade de atendimento

Depois de uma medida de grande impacto positivo, que foi a reestruturação do atendimento de urgência e emergência na cidade, a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, prepara mais um processo de gestão estratégica em benefício dos usuários, agora voltado à Atenção Básica, como forma de trazer maior resolutividade e eficiência no serviço prestado.

“Serão dois enfermeiros 100% do tempo do horário nas Unidades Básicas de Saúde; e também gestores presentes 100% do tempo nas unidades. Vamos ampliar a resolução dos atendimentos médicos na primeira consulta; ampliar o acolhimento aos pacientes, com conforto e excelência no atendimento”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

Essas mudanças foram detalhadas pelo secretário de Saúde, Alexandre Viola, durante audiência da Saúde na Câmara de Vereadores, na manhã desta quarta-feira, 28. Ele explicou que o objetivo principal é aumentar a ‘produtividade’ das UBSs, respeitando a capacidade máxima instalada de cada unidade.

Cada unidade passará a ter profissionais responsáveis por sua gestão, cuidando desde as necessidades com materiais básicos até a agenda médica. Com o aumento de um para dois profissionais de enfermagem, o foco passará a ser a necessidade de cada paciente. A expectativa de absorção de novos serviços é de 5 a 10%, porém, com otimização integral da capacidade dessas UBSs, que hoje têm aproximadamente 30% de ociosidade. Essa otimização resultará, também, em mais rapidez nas agendas médicas.

O novo modelo de gestão das UBSs deve começar já a partir de abril na Rede Municipal de Saúde de Vinhedo.

“No ano passado, iniciamos uma mudança importante no Redimensionamento do Setor de Urgência e Emergência. Esta alteração trouxe, para a Santa Casa de Vinhedo, o atendimento noturno do chamado Pronto Socorro SUS, reduzindo os custos de plantões médicos e, ainda, de horas extras na Rede Municipal de Saúde. Esta ação foi fundamental para neste início do ano planejarmos o início do Redimensionamento do Setor de Saúde Básica. Saúde é investimento no bem mais precioso que temos: a vida. E este investimento deve ser feito na prevenção, especialmente”, completou o prefeito Jaime Cruz.

Estratégia Saúde da Família

Essas mudanças têm como objetivo, também, preparar a Rede Municipal para a implantação do Programa Estratégia Saúde da Família em todas as Unidades de Saúde de Vinhedo, com equipes multiprofissionais, que desenvolverão ações de promoção, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças, além da manutenção da saúde da comunidade, com atendimento na casa do cidadão.

Esse trabalho terá início a partir da UBS que está em processo adiantado de construção na Vila Garcez, região da Capela. O prefeito Jaime Cruz, inclusive, sugeriu à Câmara Municipal homenagear o eterno médico vinhedense dr. José Osmar Meirelles dos Santos, com o nome desta Unidade, isso por conta do seu o histórico de trabalho com a família vinhedense.