06 OUT 2022
Prefeitura de Vinhedo promove programação especial no Mês da Criança
Atividades incluem teatro, circo, skate, aulas de brinquedoteca, apresentação do Canil e a entrega do Plano Municipal da Criança na Primeira Infância de Vinhedo (ViPI)
No mês de outubro, a Prefeitura de Vinhedo promove uma série de eventos para celebrar o Dia da Criança com atrações diversificadas em diferentes locais de Vinhedo. As atividades são organizadas pelas secretarias de Cultura, Planejamento Ambiental, Esportes, Educação, Saúde, Assistência Social e Associação Comercial de Vinhedo (Acivi), com atividades até o dia 30 em vários espaços e escolas da cidade.

“Preparamos uma programação especial para que as crianças possam desfrutar de momentos agradáveis com suas famílias que incluem atividades esportivas e culturais, além da entrega oficial do Plano Municipal da Criança na Primeira Infância de Vinhedo, uma grande conquista para o município”, destacou o prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco.

A programação do dia 12, feriado, no Centro de Convivência, inclui execução de mural grafite sobre a história de Vinhedo, Oficinas e Torneio de Skate, apresentação da Banda AM37, Tenda Adote um Livro com Contação de Histórias, Tenda Adote uma Árvore, aulas de karatê e artes marciais, oficinas de brinquedos e pintura facial, brinquedos infláveis, distribuição de pipoca e algodão doce.

No mesmo dia, na Praça Aurora Sudário, das 8h às 18h, haverá feira livre, espaço kids, festival de futebol das 9h às 16h, Tenda Adote um Livro e Troca de Figurinhas da Copa, apresentação dos Bolofofos, com o hit “Funk do Pão de Queijo”, das 13h às 14h, apresentação do Canil da Guarda Civil Municipal às 15h e a apresentação teatral “As Aventuras de Tomas” às 16h.

Em ambos os locais, das 9h às 15h, a Secretaria de Saúde estará com equipes ofertando a vacina oral contra paralisia infantil e realizando a leitura de carteirinhas de vacina para identificar atrasos. O público a ser vacinado serão crianças de 1 a menores de 5 anos, mediante apresentação da carteirinha de vacinação.

Também haverá atrações para as crianças no dia 12 na Nova Vinhedo, das 12 às 16h, com espaço kids e distribuição de algodão doce.

Outras atrações

A Secretaria de Cultura trouxe para Vinhedo o Master Circus, que ficará no Parque Ecológico da Capela até o final do mês, com o valor promocional de R$ 15 nos ingressos.

No dia 8, a partir das 10h, a festa será na Praça Sant’Ana em parceria com a Acivi, com espaço kids, feira de artesanato, pintura de rosto, palhaço sombra, sorteio de brindes, distribuição de algodão doce, apresentação da Corporação Musical e DJ Marcio Teixeira.

No dia 9, o Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus recebe o espetáculo Patrulha Show – Aventuras Caninas, com preços promocionais.

No dia 13, a Prefeitura da Capela implanta o projeto Estante Literária, viabilizado pelo Estado, por meio da Lei de Incentivo do Programa de Ação Cultural (ProAC), às 10h. Também haverá festa no Jardim Três Irmãos das 16h às 22h durante a feira noturna, com espaço kids, palhaço sombra e pintura de rosto.

Na sexta-feira, 14, a Vila João XXIII recebe das 16h às 22h a feira noturna com espaço kids, palhaço sombra e pintura de rosto.

No sábado, dia 15, a Praça de Sant’Ana volta a receber atrações, a partir das 9h, com DJ Marcio Teixeira, espaço kids, distribuição de pipoca, feira de artesanato, palhaça sombra, pintura facial, apresentação Natália Vichi Núcleo de Dança e Fitness e sorteio de prêmios.

No dia 16, ocorre o Passeio de Rolimã com o palhaço Duílio, ponto oficial de troca das Figurinhas da Copa e o inédito Encontro de Fuscas, a partir das 9h. Também no domingo, haverá espaço kids na Feira do Produtor na Represa 1, das 9h às 13h.

No dia 23, às 16h, o Teatro Municipal sedia o espetáculo Risoshow – Circuito SP, com palhaços dispostos a oferecerem gracejos, galhofas e musicalidade no município. Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos uma hora antes do espetáculo.

No dia 28, ocorre a apresentação do Grupo Charanga às 11h na Praça Sant’Ana.

No dia 29, mais um evento inédito, o Encontro de Colecionadores de Camisas de Times de Futebol do Interior na Praça Aurora Sudário, das 10h às 16h, com Jogo das Estrelas, ex-craques do futebol da região.

Entrega ViPI

Ainda no dia 12, no Centro de Convivência, o prefeito dr. Dario e o Comitê Intersetorial, responsável pela elaboração do Plano Municipal da Criança na Primeira Infância de Vinhedo, realizam a entrega oficial do plano para o município. Foram confeccionadas 100 cópias do material que serão distribuídas para as escolas, biblioteca, rede assistencial e conselhos municipais.

O documento, construído a partir da contribuição de toda comunidade com foco nas crianças até 6 anos de idade, busca garantir condições para um desenvolvimento saudável, seguro, sustentável com atividades e políticas públicas definidas através das ações construídas em etapas no Plano. O Comitê realizou escutas e pesquisas com crianças e suas famílias, somando 731 entrevistas, que serviram de subsídio para os eixos estruturantes do Plano Municipal.

O material compreende 12 eixos do Plano Municipal da Criança na Primeira Infância de Vinhedo (ViPI): a família e a comunidade da criança, crianças na diversidade, criança com saúde, educação infantil, assistência social às crianças e suas famílias, atenção integral às crianças e suas famílias em situação de violência, prevenção de acidentes na primeira infância, a criança e o espaço - a cidade e o meio ambiente, do direito de brincar ao brincar de todas as crianças, controlando a exposição precoce das crianças e mídias eletrônicas e digitais, protegendo as crianças da pressão consumista e aleitamento materno e alimentação saudável.

Além das edições impressas, o conteúdo ficará disponível para download no site da Prefeitura a partir do dia 13.

Confira detalhes da programação na galeria de fotos abaixo
Autor: Ana Cândida Briski
06/10/2022