18 OUT 2022
Prefeitura de Vinhedo promove mutirão de coleta de papanicolau no Outubro Rosa
Ação é aberta a todas as mulheres interessadas, no dia 22, sábado, no Centro de Atenção à Saúde da Mulher
A Prefeitura de Vinhedo promove um mutirão de consultas, coleta de papanicolau e solicitação de mamografia no próximo dia 22, sábado, no Centro de Atenção à Saúde da Mulher (CASM). A ação integra a programação do Outubro Rosa, mês de alerta sobre a prevenção e combate aos cânceres femininos. O evento acontece das 8h às 12h, em parceria com o Instituto Ser Com Amor e Faculdade São Leopoldo Mandic. Em parceria com o Instituto Ser Com Amor, a Prefeitura também está promovendo uma série de ações em unidades de saúde municipais.

A coleta de papanicolau é aberta a todas as mulheres interessadas em realizar o exame, de 25 a 64 anos de idade. A solicitação de mamografia também será feita para todas as mulheres interessadas, conforme avaliação da equipe. Além dos exames, serão divulgadas informações sobre como prevenir os cânceres femininos e adotar uma vida mais saudável. A ação busca prevenir cânceres de mama e colo, estimular estilo de vida saudável e promover atendimento integral à saúde da mulher.

O mutirão vai contar com três profissionais de saúde da Rede Municipal, um professor, cinco estudantes e um médico residente da Faculdade de Medicina São Leopoldo Mandic. O evento terá ainda participação do Instituto Ser Com Amor, referência para os casos de câncer de Vinhedo e região.

O Instituto Ser Com Amor também está promovendo, junto com a Prefeitura, a ação Cuidar de Quem Cuida, com orientações sobre cânceres femininos às usuárias das unidades municipais de saúde e buscando ainda despertar o olhar de gentileza entre pacientes e profissionais de saúde que atuam na rede municipal. A ação teve início no dia 10 deste mês e continua até dia 27 em seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no CASM e no Centro Médico.

Mutirão de consulta, coleta de papanicolau e solicitação de mamografia
22 de outubro – Sábado
Das 8h às 12h
Centro de Atenção à Saúde da Mulher (CASM), na Rua Juliana Von Zuben Degelo, 90, Capela