09 NOV 2022
SAÚDE
Secretaria de Saúde cancela auriculoterapia esta semana e retoma atendimento no dia 16
Sessões precisaram ser canceladas nesta quarta (9), quinta (10) e sexta-feira (11) por problemas de saúde das profissionais que realizam a prática
A prática de auriculoterapia nas unidades públicas de saúde da Prefeitura de Vinhedo precisou ser cancelada esta semana em função do afastamento das profissionais que realizam a técnica por problemas de saúde. Portanto, não haverá sessões de auriculoterapia nesta quarta-feira (9), quinta-feira (10) e sexta-feira (11). O atendimento será retomado no próximo dia 16, quarta-feira.

A Prefeitura de Vinhedo realiza sessões de auriculoterapia em quatro diferentes locais da cidade. A prática medicinal é baseada no conceito de que a orelha é um microssistema que representa todo o corpo como um mapa. Os interessados podem comparecer aos locais e dias de atendimento sem necessidade de agendamento. A auriculoterapia é indicada para adultos e crianças acima de 5 anos de idade.

A auriculoterapia integra as Práticas Integrativas e Complementares no SUS (Sistema Único de Saúde), que atende às diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS). Em Vinhedo, o atendimento com a auriculoterapia, que faz parte das técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, não precisa de agendamento ou encaminhamento.

A auriculoterapia é realizada na parte externa da orelha, que representa os órgãos do corpo humano. A prática é um dos ramos da acupuntura destinado ao tratamento das enfermidades físicas e mentais por meio de estímulos nos pontos nervosos da orelha. O tratamento não tem contraindicações. As sementes podem permanecer na orelha por sete dias ou até caírem.

Locais de atendimento a partir de 16 de novembro

UBS Casa Verde – Rua Morubixaba, s/nº, Casa Verde – Segunda-feira, das 9h às 10h – 20 vagas
Igreja São José – Rua Malaquita, 11, Jardim Bela Vista – Quarta-feira, das 6h às 8h – 40 vagas; e Quarta-feira, das 14h às 15h – 20 vagas
UBS Planalto – Rua Brasília, 273, Vila Planalto – Quinta-feira, das 9h30 às 11h30 – 40 vagas