23 NOV 2022
Rede Municipal de Saúde de Vinhedo realiza 32,8 mil atendimentos em outubro
Na UPA e no PA foram 13.617 atendimentos no mês passado, 84% mais que em agosto, quando foram realizadas 7.390 consultas nas duas unidades
A Rede Municipal de Saúde de Vinhedo realizou 32.866 atendimentos em outubro nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Centro Médico, na Policlínica da Capela, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Pronto Atendimento (PA) Capela. O número não inclui atendimentos feitos na Santa Casa de Vinhedo, hospital privado que também presta serviços de saúde para a Prefeitura, inclusive de urgência e emergência. Na UPA e no PA, foram 13.617 atendimentos em outubro, 84% maior em relação a agosto, que registrou 7.390 consultas nas duas unidades.

“Saúde sempre foi, é e vai continuar sendo nossa prioridade. Estamos mobilizados para atender da melhor forma possível os desafios da saúde, com profissionais comprometidos. Vinhedo é uma das raras cidades do Brasil, se não for a única, com três portas abertas de atendimento de emergência para uma população menor de 100 mil habitantes. Contratamos 57 médicos este ano para aprimorar o atendimento aos moradores”, afirmou o prefeito Dr. Dario Pacheco.

Nas UBSs, no Centro Médico e na Policlínica foram realizados 19.249 atendimentos em outubro. O Centro Médico foi a unidade que recebeu maior número de pacientes, 4.342 em outubro, seguido da Policlínica, com 2.595, e da UBS Meirelles, com 2.220. Somados os atendimentos eletivos com as urgências e emergências, a média diária foi de quase 1,1 mil pessoas atendidas por dia na cidade no mês de outubro.

A Rede Municipal de Saúde de Vinhedo também distribuiu 1,3 milhão de unidades de medicamentos no mês passado, 587 mil na Farmácia Municipal, 465 mil na Farmácia da Capela e 203 mil na UBS Planalto. Os remédios foram entregues a 10 mil pessoas. Ainda foram distribuídos pela Rede Municipal 29,7 mil fraldas e 6,6 mil dietas especiais para pacientes.

Dr. Dario lembrou que todas as unidades de saúde de Vinhedo estão passando por amplos projetos de reforma e revitalização no programa Transforma Vinhedo, que novas salas de odontologia estão sendo construídas e mutirões estão sendo realizados para reduzir a demanda reprimida pela pandemia. O secretário de Saúde, Milton Ribolli, explicou que a Rede Municipal está trabalhando para que, a partir do próximo ano, a espera por consultas não ultrapasse um mês.

Autor: Silvana Guaiume